O Governo do Estado projeta vacinar toda a população acima de 18 anos com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19 até o final de setembro. O governo divulgou, nesta quarta-feira (16), o calendário da imunização por faixa etária do público em geral. De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), são 3.804.025 paranaenses que não se enquadram em nenhum grupo prioritário.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina, Cambé e Ibiporã afirmam ser possível cumprir calendário de vacinação
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O Estado informou que as doses serão aplicadas concomitantes com os demais públicos que estão na lista de prioridades, que somam mais 4.931.989 pessoas. Num conjunto de pouco mais de 11,5 milhões de habitantes, cerca de 8,7 milhões de moradores deverão ser vacinados, o que representa 75% de toda a população.

No planejamento do governo, a vacinação das pessoas entre 59 a 40 anos, que já começou, deve durar até 18 de julho. Em seguida vem a faixa etária de 39 a 30 anos (19 de julho a 22 de agosto), de 29 a 20 anos (23 de agosto a 19 de setembro) e, por último, os mais novos, de 19 e 18 anos (20 a 30 de setembro). Sobre os menores de 18 anos, a Sesa disse que aguarda a definição do Ministério da Saúde. “O compromisso do Estado, com o apoio dos municípios, é acelerar a vacinação e fazer com que a vacina chegue até o maior número de pessoas, no menor tempo possível”, garantiu o governador Ratinho Junior em entrevista à AEN (Agência Estadual de Notícias).

O cálculo que culminou no calendário foi feito a partir da média de envio de ao menos um lote de vacina por semana ao Paraná pelo Ministério da Saúde, além da integração do quarto imunizante ao Plano Nacional de Imunização, que é o da Janssen. “Cada cidade deve atuar de acordo com a sua realidade. Se o município tem dose disponível e já finalizou os grupos prioritários em andamento, pode pactuar essa diminuição de faixa etária e expandir a imunização para mais pessoas”, destacou Beto Preto, secretário estadual da Saúde, também à agência de notícias.

LONDRINA

Para autoridades de municípios da região Norte ouvidos pela FOLHA, o cumprimento do calendário anunciando é factível desde que se tenha doses à disposição. “Se observarmos que com cinco meses (de campanha) o ritmo de envio das doses não tem sido tão rápido e ágil pode nos preocupar. Se isso não mudar de uma forma abrupta, talvez tenhamos dificuldade (de cumprir a meta)”, ponderou Felippe Machado, secretário de Saúde de Londrina.

Machado afirmou que Londrina tem capacidade para vacinar um grande número de pessoas diariamente e que a média de vacinados é de quatro mil pessoas todos os dias, levando em conta a primeira e segunda dose. “Dos três últimos envios (de vacina) para cá os números começaram a ser mais relevantes, de 12, 13 e 15 mil doses. É importante o calendário para que a população tenha conhecimento. Recebemos este calendário com sentimento de esperança e todos os reforços serão revidados no sentido de segui-lo", frisou.

O município está imunizando com a primeira dose o público em geral com mais de 50 anos. Em breve deverá iniciar a vacinação dos londrinenses de 40 a 49 anos, quantitativo estimado em 76.947 pessoas. A faixa etária de 30 a 39 anos é maior, formada por aproximadamente 81 mil pessoas.

LEIA MAIS: Londrina se aproxima de 173 mil vacinados contra o coronavírus

Imagem ilustrativa da imagem Londrina, Cambé e Ibiporã afirmam ser possível cumprir calendário de vacinação
| Foto: Divulgação - Sesa

CAMBÉ

Em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), a velocidade da vacinação voltou a acelerar após um período de estagnação por conta da falta de doses. A cidade já vacinou 43% da população acima de 18 anos, contabilizada em cerca de 77 mil pessoas num universo de 107 mil habitantes. “Acreditamos que se continuar assim podemos avançar de forma significativa e trazer de volta o momento que tivemos quando começou a vacina de forma acelerada, no passado, que trouxe pouco de tranquilidade e desabasteceu a superlotação hospitalar”, comentou o prefeito Conrado Scheler.

O chefe do Executivo cambeense relatou que o grande desafio é vacinar grupos tão heterogêneos e ao mesmo tempo, como grávidas, trabalhadores da educação, limpeza e agora caminhoneiros. “Seguimos o plano de vacinação à risca. Acreditamos que se o presidente comprar vacina, o estado continuar eficiente na distribuição e os municípios eficientes na aplicação, dá para ter essa expectativa (de vacinar todos os maiores de idade até setembro)."

IBIPORÃ

Vacinando de 350 a 600 pessoas diariamente, a secretária municipal de Saúde de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), Leiliane Lopes Vilar, apontou ser possível seguir o calendário do Estado de forma eficiente. “Se o recebimento de vacinas continuar sendo em quantidade favorável dá para dar vazão para essas faixas etárias”, apontou. No último dia sete o município passou a concentrar a aplicação das duas doses dos imunizantes num centro montado no pátio de uma igreja, que cedeu o espaço. Nesta quinta-feira (17) serão vacinados os ibiporãenses a partir de 46 anos.

LEIA TAMBÉM: Campanha interna vaza e leva HU a esclarecer sobre eficácia da vacina

- Infectologista do HU alerta que imunização só é garantida após segunda dose

A secretária relatou que a estratégia teve início pela idade e de forma decrescente, no entanto, o agendamento não estava atingindo 100% da capacidade e a faixa etária foi ampliada para otimizar a equipe responsável pela aplicação. “Já estamos fazendo remanejamento de doses. Não temos pessoas com comorbidades aguardando vacinação”, explicou. Ibiporã já aplicou 14.974 primeiras doses. A pasta considera aptos a serem imunizados 36 mil maiores de idade.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.