O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lamentou, nesta terça-feira (16), a baixa procura pelas vacinas contra Covid-19 em Londrina. A imunização de crianças de três a cinco anos de idade está “muito aquém das expectativas” apesar de todas as unidades básicas de saúde oferecerem o imunizante. “Temos doses suficientes, mas a procura é bem baixa. Na última semana, 3,5 mil vagas para vacinação contra Covid-19, de modo geral, sobraram nas nossas unidades.”

LEIA TAMBÉM:

+ Londrina confirma primeiro caso de varíola dos macacos

MULTIVACINAÇÃO

A campanha de multivacinação também não surtiu o resultado esperado, segundo o secretário. “Nós não conseguimos ainda, nos primeiros dias, atingir um número relevante”, comentou.

No próximo sábado (20), das 8h às 14h, o município realiza o Dia D, no qual algumas unidades de saúde, elencadas por região, irão funcionar para atender as crianças na tentativa de melhorar a cobertura vacinal, mas Machado, no entanto, afirmou não acreditar que o índice baixo de adesão seja uma questão de falta de acesso à vacinação. “É mais uma questão de conscientização dos pais, mães e responsáveis entenderem a importância da vacina nesse contexto e buscar uma unidade de saúde para vacinar o seu filho."

As seguintes unidades básicas ficarão abertas no sábado: Vivi Xavier e João Paz (região norte); Itapoã e Eldorado (sul); Armindo Guazzi e Marabá (leste); Alvorada e Santa Rita (oeste); e Guanabara e Centro (centro).

De acordo dados da secretaria municipal de Saúde, foram aplicadas, do início da campanha, no dia 8 de agosto, até agora, 561 doses de vacinas em crianças de um a quatro anos (grupo prioritário da campanha contra poliomielite). Elas representam 2,02% da cobertura vacinal. A campanha prosseguirá até o dia 9 de setembro. (Com N.Com)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1