A secretaria de Saúde de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) confirmou a morte de uma moradora de 68 anos em decorrência da dengue. A mulher morava no bairro Santiago e, de acordo com o município, apresentava comorbidades, entre elas, doença renal crônica. A idosa teve os primeiros sintomas no final de abril e morreu no último dia 12 de maio, no hospital Evangélico de Londrina.

Desde agosto de 2021, quando começou a contagem do atual período epidemiológico, a cidade teve 2.169 notificações, com 75 casos confirmados. Em nota, a secretaria municipal de Saúde garantiu que está “concentrado esforços no combate à dengue”, com “a reposição da equipe de agentes de endemias, educação em saúde nas escolas, coleta direcionada de criadouros com maior índice de proliferação e até procedimentos administrativos e multas.”

Neste começo de semana, servidores estão realizando um mutirão de limpeza nos jardins Santiago, José Erdei e Igapó, justamente para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Esse bairro da cidade (jardim Erdei) é o com maior índice de proliferação do mosquito e grande positividade de casos. Somente em equipe e com apoio da população conseguiremos acabar com a dengue no município de Rolândia”, destacou Rafael Dias, diretor de Vigilância em Saúde.

LEIA TAMBÉM: Mutirão contra dengue recolhe 100 t de materiais na zona norte de Londrina

A orientação é manter os quintais limpos, verificar calhas, marquises e ralos e conferir se pratinhos de plantas estão com areia. Denúncias e soluções de dúvidas podem ser efetivadas pelo número (43) 3906-1126.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.