Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) passou a oferecer, neste mês de maio, o atendimento presencial personalizado para crianças do pré um ao quinto ano que estão em situação de vulnerabilidade social, sem suporte tecnológico ou com severo comprometimento pedagógico. A medida foi possível após aprovação do plano de retorno presencial pelo Conselho Municipal de Educação e da publicação de um decreto do Executivo ibiporãense.

Imagem ilustrativa da imagem Ibiporã inicia atendimento individual presencial de alunos
| Foto: Divulgação

“Estamos em um momento crítico (da pandemia de coronavírus) e com um dos maiores danos pedagógicos, de rompimento de vínculos, danos na alfabetização, aluno que não tem acesso à tecnologia, aluno em situação de vulnerabilidade que a Assistência Social e o Conselho Tutelar indicam. O acolhimento pedagógico é para ver a criança, acompanhar como está o desenvolvimento, elaborar novas atividades, retomar o vínculo com a rotina”, destacou Antonio Prata Neto, secretário municipal de Educação.

De acordo com Prata, o plano prevê a volta do ensino presencial híbrido em duas etapas, sendo a primeira o atendimento individual, com o acolhimento de até duas crianças ao mesmo tempo pelo professor no período de uma hora, podendo ser mais de uma vez na semana. Até o fim desta semana, por exemplo, a secretaria espera atender cerca de 1.500 meninos e meninas neste formato.

A expectativa é que ainda no terceiro bimestre a segunda etapa do plano de retomada seja executado, com a volta da uma parcela dos alunos à sala de aula em até 25% da turma. “É um retorno consciente. Acreditamos que com dois, três meses de vacinação (contra Covid-19) teremos um corpo docente e demais trabalhadores da educação vacinados. Levaremos em conta o avanço da vacinação, momento pandêmico, plano de biossegurança aprovada e tecnologia disponível para atender quem não está no presencial”, elencou.

A cidade tem 765 trabalhadores da educação, 28 unidades escolares em funcionamento e 5.603 alunos no total. Em pesquisa realizada no começo do ano com pais, 47% se mostraram contrários ao envio dos filhos às escolas. A retomada do presencial ainda foi subdividida em três partes: EJA (Educação de Jovens e Adultos); fundamental um, que vai do primeiro ao quinto ano; e educação infantil no pré um e dois.

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OUTRAS AÇÕES

Concomitante ao acolhimento presencial, a Educação está ofertando o atendimento virtual personalizado do professor junto à criança e à família, aulas via a plataforma Google Meet e disponibilização de videoaula de cinco minutos gravadas pelos docentes da rede. “Queremos minimizar o dano pedagógico acumulado ao longo de um ano, mas sem colocar em risco a vida das crianças e profissionais da educação”, garantiu.

LONDRINA

Em Londrina, o atendimento individualizado de maneira presencial dos alunos acontece desde o ano passado. Na primeira quinzena deste mês, a prefeitura ampliou o limite máximo de crianças que podem ser recepcionadas ao mesmo tempo, subindo de três para até cinco estudantes em sala. As aulas presenciais no município estão suspensas até 31 de maio.

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