O Mext (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia) japonês oferece anualmente seis modalidades de bolsas de estudo, com o intuito de recrutar intercambistas estrangeiros para estudar em instituições de ensino do Japão. No dia 16 de janeiro serão abertas as inscrições para as modalidades de “Treinamento para Professores” e “Cultura e Língua Japonesa”. O cronograma completo está disponível no site do Consulado Geral do Japão, em Curitiba.

Os candidatos aprovados partirão para o Japão a partir da segunda quinzena de setembro, dependendo da situação da pandemia na época, para participar de programas específicos oferecidos pelas universidades japonesas. As inscrições vão até 16 de fevereiro.

Os benefícios das bolsas são: passagem de ida e volta do Japão; isenção das taxas de matrículas e mensalidades, bolsa mensal (para pagamento dos custos de vida que varia entre Y$117.000,00 a Y$ 143.000,00).

LEIA TAMBÉM:

= `Intercâmbio entre Brasil e Japão possui base bem estabelecida´

TREINAMENTO PARA PROFESSORES

A bolsa de treinamento com até um ano e meio de duração, é destinado a professores formados, atuantes no ensino fundamental ou médio em qualquer área do conhecimento, com pelo menos cinco anos de experiência. Necessário conhecimento de língua inglesa ou japonesa. Para nascidos após 2 de abril de 1988.

http://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000048.html

CULTURA E LÍNGUA JAPONESA

Bolsa para o estudo da língua e cultura japonesa, para alunos do curso de Letras Japonês, ou para universitários descendentes de japoneses que estejam cursando qualquer curso da graduação e estudando a língua japonesa, dentro ou fora da instituição de ensino superior, por pelo menos um ano ininterrupto. Duração de um ano. Idade limite 29 anos (nascidos entre 2/04/1993 e 1/04/2005).

http://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000047.html (Cultura e Língua Japonesa)

https://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000068.html (Cultura e Língua Japonesa para Descendentes)

SERVIÇO - Mais informações no Consulado Geral do Japão em Curitiba - Setor Cultural - fone (41) 3322-4919 (opção 2); e-mail: [email protected]; Facebook @JapanConsCuritiba; Grupo Facebook Bolsas de Estudo MEXT (@bolsasdeestudomext)

(Com informações do Consulado Geral do Japão em Curitiba)

*****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.