Governador se reúne com princesa Kako em Londrina
Ratinho Junior destacou a grande contribuição da comunidade nipônica no desenvolvimento do Estado
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 09 de junho de 2025
Ratinho Junior destacou a grande contribuição da comunidade nipônica no desenvolvimento do Estado
Reporrtagem Local

O governador Ratinho Junior se reuniu nesta segunda-feira (9) em Londrina, com a princesa japonesa Kako de Akishino, e destacou a grande contribuição da comunidade nipônica no desenvolvimento do Estado e a parceria de décadas entre o Paraná e o Japão.
O Paraná tem a segunda maior comunidade nipo-brasileira do País, com cerca de 276 mil imigrantes e descendentes, atrás apenas de São Paulo. “O conhecimento que os imigrantes trouxeram na bagagem há mais de um século ajudaram a transformar o Paraná em uma grande potência. No campo da agricultura, especialmente, introduziram técnicas inovadoras que ajudaram a melhorar o cultivo da terra”, afirmou o governador.
“A riqueza cultural japonesa se tornou parte da identidade paranaense", complementou o governador, que salientou ainda que a presença japonesa também se reflete na economia, com grandes empresas atuando no Estado, como a Sumitomo, que tem uma fábrica de pneus em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, e Nissin, que está construindo em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, uma planta para a produção de macarrão instantâneo.
LEIA TAMBÉM:
= Princesa do Japão admira terra roxa do Norte do Paraná
O Paraná é o estado onde a princesa visita o maior número de cidades. Domingo (8), a representante da família imperial esteve em Maringá, onde foi recepcionada pela comunidade nipônica na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema).
Antes da agenda na Aliança Cultural Brasil-Japão, em Londrina, ela esteve ainda em Rolândia para uma visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa. “Desde ontem, estive em Maringá, Rolândia e Londrina e fiquei muito feliz por ter conhecido e conversado com muitas pessoas. Agradeço sinceramente a recepção calorosa de todos”, declarou a princesa.
“Gostaria de expressar meu profundo respeito aos imigrantes japoneses e seus descendentes, que apesar de todas as dificuldades, continuaram se esforçando no dia a dia e contribuíram com a sociedade brasileira”.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

