Imagem ilustrativa da imagem GM já recebeu 10 mil denúncias de desrespeito às medidas contra pandemia
| Foto: Foto: Defesa Social / Divulgação

Desde o início da pandemia de coronavírus em Londrina, a GM (Guarda Municipal) já recebeu 10.360 denúncias de descumprimento das medidas de proteção à vida e combate ao vírus. São nove meses de trabalho com o decreto de situação de emergência no município. As queixas foram formalizadas por meio do 153.

Do total de ligações recebidas, 8.589 foram atendidas pela própria guarda e 1.771 acabaram direcionadas aos demais órgãos de fiscalização, como secretaria Municipal de Fazenda e Vigilância Sanitária. Em 4.403 casos a GM flagrou irregularidades e em 4.186 não houve constatação.

Segundo o inspetor-geral da Guarda Municipal, Angelo Matos, embora a atividade de fiscalização não seja agradável, ela é necessária. “Conseguimos otimizar o efetivo de guardas municipais para dar prioridade na fiscalização dos decretos sem deixar de atender nossas demais obrigações, como, por exemplo, o patrulhamento preventivo pelos prédios públicos, Patrulha Maria da Penha. Foi um ano bem diferente para nós. Esperamos que a população se conscientize e respeite as orientações das autoridades de saúde”, destacou.

De março a dezembro de 2020 os termos de constatação ou multas somaram 2.166 registros, dos quais 702 foram para flagrantes de aglomerações em praças, parques e vias públicas; 663 para estabelecimentos comerciais funcionando em horário não permitido, aglomeração de pessoas e falta das medidas profiláticas; 389 sobre multas para pessoas flagradas sem máscara; 223 a respeito de festas e eventos; 77 referentes a bares; 66 de pessoas flagradas aglomeradas consumindo bebidas alcoólicas nas vias públicas; além de 23 constatações de descumprimento das normas relacionados à construção civil; 22 de flagrante de uso de narguilé e uma para quebra de isolamento social.

INTERDIÇÕES

Nesse período, as equipes de fiscalização contabilizaram 163 interdições de estabelecimentos comerciais, festas, bares, entre outros locais flagrados em descumprimento, e 37 encaminhamentos para a delegacia de polícia. O setor de Estatística indicou que em dezembro a GM atendeu 17 ocorrências de aglomeração – com público acima de 25 pessoas – em festas, eventos clandestinos em bares, chácaras e partidas de futebol. De acordo com relatório, 1.461 pessoas foram abordadas nas diferentes situações.

Serviço – Denúncias podem ser enviadas em mensagens para o WhatsApp (43) 9 9995-0272 ou ligação no telefone 153