A GM (Guarda Municipal) de Londrina deve começar no ano que vem uma nova modalidade de patrulhamento ostensivo e preventivo. A ideia da secretaria municipal de Defesa Social é que os agentes possam fazer as rondas e a segurança por meio de bicicletas elétricas. O município recebeu quatro bicicletas por meio do MPT (Ministério Público do Trabalho) e ainda vai lançar uma licitação para comprar mais quatro.

“É uma inovação que trazemos para o serviço. Não tem nada a ver com aquilo que já se viu por uso de outras forças de segurança. O nosso projeto de bicicletas tem a ver com a nossa atribuição, com os bens, serviços e instalações do município. Nesse pacote temos praças e logradouros públicos”, destacou Pedro Ramos, responsável pela pasta.

LEIA TAMBÉM: GM de Londrina realiza manobra de Heimlich e salva criança

O secretário afirmou que os guardas com bicicletas farão um trabalho em conjunto com as viaturas. A prefeitura, inclusive, já tem um carro específico para transportar as bikes. “É uma viatura e quatro bicicletas por equipe, ou seja, a viatura faz o patrulhamento dela nos próprios do entorno do Calçadão, por exemplo, enquanto que as bicicletas fazem nos locais onde tem circulação de pessoas. Desse ponto podemos ir para outros locais, como o entorno do lago Igapó, Cabrinha, Lagoa Dourada. Temos vários lugares que demandam da segurança pública.”

A secretaria aguarda a licitação para adquirir os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para colocar a iniciativa em prática. No mesmo edital serão compradas as quatro bicicletas elétricas. A estimativa é de que o gasto total com os materiais e os outros meios de transporte seja de R$ 45,8 mil. No início de dezembro, inclusive, a secretaria municipal de Defesa Social enviou um ofício pedindo urgência no processo de aquisição para a secretaria municipal de Gestão Pública.

A expectativa era usar as bicicletas já na operação Natal deste ano, no entanto, a licitação ainda não foi lançada pela Gestão Pública. “A licitação traz a maior transparência possível na aplicação do recurso público e tem suas nuances, com a morosidade natural. Então, estamos aguardando a conclusão disso para iniciarmos”, ponderou.

NOVAS VIATURAS

A secretaria de Defesa Social também pretende comprar mais três novas viaturas. O edital já foi publicado e os interessados terão que apresentar as propostas no dia 28 de dezembro. O custo será de até R$ 614 mil com veículos tipo SUV, com adaptação para viatura da Guarda Municipal, com cela para detidos e identidade visual, entre outras especificidades.

Atualmente, a corporação tem cerca de 30 viaturas rodando, entre carros e motos. “A aquisição é feita em função do desgaste. Normalmente trabalhamos com a renovação de um terço da frota todo ano por conta do uso severo e do consumo de peças. A manutenção acaba ficando inviável. A aquisição pode ser com orçamento municipal ou as emendas parlamentares, que temos conseguido com os deputados”, explicou Ramos. Neste ano já foram conquistadas outras duas viaturas.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.