A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) enviou para a Epesmel (Escola Profissional e Social do Menor de Londrina) o estudo para implantação do estacionamento rotativo na Gleba Palhano, na zona sul de Londrina. Agora, a entidade que administra o serviço na cidade tem até 60 dias para ativar as vagas, que totalizam 149. A Zona Azul vai funcionar na avenida Ayrton Senna, nos dois sentidos, entre a rua Bento Munhoz da Rocha Neto e a avenida Madre Leônia Milito.

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A instituição ainda está fazendo a análise para decidir quantos funcionários precisarão ser destacados para o local e o número de parquímetros. “São dois meses para providenciar a estrutura, fazer a sinalização vertical e contratar colaboradores, caso seja necessário. As vagas já estão delimitadas, são paralelas ao meio-fio. Serão 88 vagas para motos, lembrando que os motociclistas não precisam pagar”, explicou Wellington Marcati, coordenador do programa.

O estacionamento rotativo era demandando há anos na região, que conta com inúmeros prédios residenciais e de prestação de serviços, além de lanchonetes. “É um lugar com muitos estacionamentos privados, mas tendo o estacionamento de rua as pessoas poderão utilizar num valor acessível. Muitas vezes a pessoa estaciona cedo e só busca a tarde. Isso prejudica o comércio e o prestador de serviço”, avaliou. Atualmente, a hora da Zona Azul custa R$ 2,40.

Para o vendedor Mauro Augusto Borges, a rotatividade de vagas deverá facilitar a rotina de quem sempre está na região. “Tem dia que tenho consulta na Ayrton Senna e para estacionar fico 10, 15 minutos rodando, atrás de vaga. Isso irrita, faz perder tempo. Sou obrigado até a sair bem mais cedo de casa. Com a questão da rotatividade acredito que esse problema tende a diminuir. Precisava mesmo”, avaliou.

TEMPO

A legislação municipal que trata do estacionamento rotativo define o período máximo de permanência de quatro horas. Marcati afirmou que pretende discutir junto à CMTU a possibilidade de uma mudança na regra pensando na realidade da avenida Ayrton Senna.

“Diferentemente da avenida Bandeirantes, que é essencialmente uma área médica e demanda de uma permanência maior, quatro horas para a Ayrton Senna pode não favorecer a rotatividade necessária. Talvez até este início não aconteça [essa possível mudança], já que precisa ver a opinião do poder público também”, ponderou.

REGIÃO CENTRAL E CENTRO CÍVICO

Londrina tem 2.570 vagas de estacionamento rotativo, distribuídas no quadrilátero central - da avenida Duque de Caxias à rua Santos e da Benjamin Constant à Juscelino Kubitschek, com exceção da João Cândido -, avenida Bandeirantes e Centro Cívico. Deste total, 109 locais de parada são mistos, ou seja, servem para carga e descarga pela manhã, dispensando o pagamento, e após o meio-dia recebem veículos comuns, em que a utilização exige a aquisição de créditos.

Os pagamentos podem ser feitos via PIX, cartão de crédito e pelo aplicativo Estacione Legal, em que os minutos não utilizados são recuperados. “Mais de 50% dos tickets são via aplicativo. Temos mais de 65 mil usuários cadastrados”, ressaltou. O programa tem cerca de 60 colaboradores, entre atendimento, supervisão e monitoramento das vagas.

PROJETOS SOCIAIS

Entre janeiro e junho do ano passado, a Epesmel arrecadou com a Zona Azul quase R$ 2,5 milhões. O balancete do segundo semestre ainda está sendo finalizado. O montante representa 62% da receita de 2021. Segundo Wellington Marcati, a média é de R$ 450 mil mensais. O dinheiro é utilizado para pagar os trabalhadores e vai para as ações sociais da entidade.

“Com esse valor conseguimos fazer a administração do serviço e aplicar nos projetos sociais da Epesmel. São 1.500 crianças, adolescentes e jovens atendidos nas quatro unidades: no Parque das Indústrias, Mister Thomas, Interlagos e no distrito de Paiquerê. É um valor que dá estrutura para os projetos, que têm convênio com o município.”

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