Se depender do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), a cidade ganhará sua Lombard Street, famosa rua da Califórnia, nos Estados Unidos, que é íngreme, tem formato de zigue-zague e é repleta de vegetação. O projeto é fazer este formato de via em cerca de 60 metros da rua Gumercindo Saraiva, na área central de Londrina, no trecho que vai da rua Sena Martins até a Capitão Almir Moreira, no Zerão.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura decreta ‘emergência’ para agilizar licença ambiental de obras

De acordo com o instituto, um topógrafo do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) esteve no local em janeiro e avaliou que é possível implantar esse estilo de rua em zigue-zague. A ideia é que as curvas sejam ladeadas de flores, que podem ser oferecidas pelo orquidário da UEL (Universidade Estadual de Londrina) ou até adquirida com um produtor local.

O projeto ainda está em fase inicial e sem custo definido ou data para sair do papel. O que já se sabe é que não seria necessária nenhuma desapropriação. O Codel, por meio da assessoria, também destacou que a medida deverá somar à revitalização do Zerão e a expectativa é que gere mais segurança para o trânsito, agregue ao meio ambiente e se torne até um ponto turístico.

Imagem ilustrativa da imagem Codel quer transformar rua perto do Zerão em Lombard Street
| Foto: Divulgação Codel

Quem frequenta a região acredita que a intervenção poderá ajudar a “segurar” o pé dos motoristas apressados. “Esta parte da rua é bem inclinada e mesmo assim muitas pessoas descem de carro em alta velocidade, fazem a curva quase batendo nos tachões que delimitam a pista de caminhada do Zerão. É uma forma de embelezar e evitar acidentes”, avaliou o contador aposentado Roberto Ferreira.

Muitas pessoas, porém, mostram reticência quanto à proposta se tornar uma realidade. “A ideia é boa, mas tem que fazer logo, porque do contrário fica só no projeto. Além disso, vão precisar ver quem vai cuidar, porque no Zerão tem muitos casos de vandalismo. Se não melhorar a segurança, é construir num dia e no outro já terá planta arrancada”, alertou a auxiliar administrativa Nathalia de Abreu.

LOMBADA

Enquanto os estudos para a rua em zigue-zague continuam, uma avaliação que já foi finalizada é para a implantação de um quebra-molas na Gumercindo Saraiva. A lombada será construída nos próximos dias perto do cruzamento com a rua da Lapa, ponto de muitos acidentes. A indicação foi feita pelos vereadores e avaliada positivamente pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e pelo Ipuul.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.