Neste mês de janeiro, a secretaria municipal de Saúde vai retomar a agenda de visitas de gestantes à Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, na região central de Londrina. A unidade é referência para partos de risco habitual pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e havia interrompido a iniciativa em 2020, por conta da pandemia de coronavírus. Agora, as mulheres que terão seus partos na Maternidade Municipal e que estão no terceiro trimestre de gestação devem acessar o Portal da Prefeitura, preencher o formulário com dados pessoais e fazer o agendamento on-line com antecedência.

Inicialmente, serão recebidas duas gestantes com um acompanhante cada, em dois dias da semana, sempre no período da tarde. O uso de máscara de proteção é obrigatório, e os acompanhantes devem ter 18 anos de idade ou mais. Posteriormente, com a conclusão das obras de ampliação e reforma da Maternidade Municipal, os horários podem ser ampliados. Nesta semana, há vagas disponíveis para quinta-feira (26).

Durante a visita, as gestantes têm a oportunidade de conhecer a estrutura do hospital onde nascem 180 crianças por mês, em média, via parto normal e cesárea. A Maternidade Municipal inaugurou o novo Centro Cirúrgico e nova ala pré-parto, onde as mães são atendidas em um espaço humanizado com suítes individuais, contendo poltrona, amplo banheiro, ar-condicionado e sala de parto com banheira.

No roteiro das visitas, as gestantes vão conhecer os setores por onde vão passar durante o período de internação. Isso inclui a enfermaria pré-parto, salas de parto, a unidade do recém-nascido e puerpério com alojamento conjunto, que mantém a mãe com seu bebê durante toda a internação.

De acordo com a psicóloga da Maternidade Municipal, Daisy Oliveira Menck, as visitantes serão recebidas e acompanhadas por psicóloga e enfermeira, com estimativa de uma hora de duração. “A visita à Maternidade visa proporcionar a vinculação da gestante ao hospital onde poderá ser realizado seu parto, para que ela se sinta segura e acolhida neste momento”, explicou.

Menck reforçou que o serviço está disponível para mulheres cuja gravidez já tenha atingido o terceiro trimestre, e elas poderão agendar on-line, incluindo um acompanhante de sua escolha. “É uma oportunidade para conhecer a estrutura da maternidade, os procedimentos da internação ao pós-parto, e esclarecer dúvidas”, completou.

Imagem ilustrativa da imagem Gestantes podem agendar visita à Maternidade Municipal de Londrina
| Foto: Emerson Dias - N.Com - Arquivo

CONCLUSÃO DA REFORMA

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que a Maternidade Municipal deve finalizar, ainda neste primeiro trimestre, as obras de ampliação e reforma, o que deve repercutir em ainda mais melhorias para acolher as mães e seus bebês.

A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai fica na Avenida Jacob Bartolomeu Minatti, 350, próxima ao Terminal Rodoviário de Londrina. Seu funcionamento é 24 horas, todos os dias da semana. (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.