Qual o seu sonho? E qual o sonho de uma criança? Ganhar brinquedos, bicicleta, videogame, conhecer o mar? O sonho do pequeno Rafael Moura Neves da Silva, de 11 anos, morador da zona norte de Londrina, tinha outro sentido e sentimento. Há cerca de três anos ele “perdeu” o olho direito após sofrer um acidente com a bateria de um relógio de pulso. Ele estava deitado mexendo o objeto e a resina da bateria caiu atrás da córnea e provocou uma queimadura.

 “Vão me olhar normal a partir de agora. Estou feliz e emocionado”, disse Rafael, ao lado da mãe Glaucia de Moura
“Vão me olhar normal a partir de agora. Estou feliz e emocionado”, disse Rafael, ao lado da mãe Glaucia de Moura | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Desde então o garoto sofria com o preconceito e perguntas indiscretas que o deixavam envergonhado. “As crianças não queriam brincar perto dele, ficavam olhando e perguntando na escola por que ele ficava com o olho fechado. Ele não gosta que fica perguntando”, relatou a mãe, a zeladora Glaucia de Moura. “Me olhavam com um cara estranha”, acrescentou Rafael, que também viveu um ano difícil com a morte do pai, em maio, em decorrência de complicações pela Covid-19.

Depois de tantos pedidos, ele teve o desejo por uma prótese ocular atendido no Natal deste ano por meio de uma cartinha enviada para a campanha “Papai Noel dos Correios”. “Nesse projeto, que já existe há mais de 30 anos, você recebe todo tipo de carta, principalmente brinquedo, cesta, celular. A equipe precisa ler a carta para saber se não existe nenhuma identificação da criança. Quando a equipe recebeu essa carta e me trouxe fiquei num primeiro momento sem reação, porque não sabia o que fazer e nem para onde correr”, contou Flávio Scanavez, gerente regional dos Correios em Londrina.

LEIA TAMBÉM:

- Líderes religiosos de Londrina refletem sobre o tempo de Natal

- Moradoras de Cambé resgatam simplicidade de presépio

PADRINHOS

Após alguns dias refletindo, Scanavez resolveu pedir ajudar para o proprietário de uma ótica na cidade. “Recebi o contato falando sobre a prótese ocular para uma criança que tinha dificuldade enorme com o preconceito. Senti compaixão, porque se temos dois olhos e enxergamos perfeitamente, imagina o quanto é difícil para uma criança em fase de crescimento só ter uma visão. Isso acabou tocando em mim e minha família”, destacou o empresário Clóvis Aires da Silva.

Com a doação da loja, o passo seguinte foi encontrar um segundo padrinho, que fizesse a prótese, desafio aceito pelo dono de uma casa médica. A entrega ao garoto aconteceu nesta semana. “A partir do momento que colocamos (a prótese) a autoestima dele já mudou muito. O sorriso já é mais estampado no rosto, aquilo que não tinha antes. Vemos que ainda há esperança, mesmo com pequenas coisas, mas todos juntando conseguimos fazer uma grande”, valorizou Leonardo Fernandes dos Santos Fritzen, fisioterapeuta e responsável pela casa médica.

BALANÇO

Na edição deste ano, a campanha dos Correios beneficiou cerca de 11 mil crianças carentes em todo o Paraná. Em Londrina foram 800. “Este ano tivemos o modelo híbrido, com as cartas adotadas presencialmente e via internet. Estamos finalizando a adoção de todas”, destacou Paulo Cezer Kremer dos Santos, superintendente estadual dos Correios, que esteve em Londrina acompanhando a entrega do presente.

FELICIDADE

Com a certeza de um Natal mais feliz, Rafael já olha para o futuro. Ele tem um canal no Youtube e pensa em seguir carreira publicando vídeos na internet, inclusive, falando sobre os momentos de superação. O semblante do garoto é outro e a conquista é compartilhada em família. “Ficamos felizes. Um grande presente que Deus e os padrinhos nos deram”, comemorou a mãe. “Vão me olhar normal a partir de agora. Essa prótese era meu sonho e agora realizei. Estou feliz e emocionado”, resumiu Rafael, que ainda desejou um final de ano de amor.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1