Imagem ilustrativa da imagem Galho de árvore imenso cai sobre carro no centro de Londrina
| Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

“Eu descia pela avenida Rio de Janeiro quando o semáforo ficou laranja. Parei o carro e, de repente, começou a cair um monte de folhas e cocô de passarinho no carro. Olhei para fora, vi um gari que varria a calçada sair correndo, ouvi um barulhão e ficou tudo escuro”, conta o encarregado de frota, Valdir França do Prado.

A cena que ele narra, aconteceu por volta das 7h45 desta sexta-feira (22), na esquina com o Calçadão, no centro de Londrina. Apesar do susto de um galho imenso ter caído sobre o veículo, o motorista não sofreu nenhum ferimento e conseguiu sair do carro rapidamente. “Faço esse trajeto todos os dias porque deixo minha esposa no trabalho. Ainda estou vendo como buscar um ressarcimento até porque meu carro não tem seguro e é meu instrumento de trabalho. Foi um grande susto, mas dos males o menor”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Galho de árvore imenso cai sobre carro no centro de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Segundo Prado, o teto do carro afundou, a coluna lateral amassou e há riscos na porta do passageiro. Ele conta que nunca havia passado por nada semelhante, mas que há cerca de dois meses, viu uma árvore caindo sobre um carro estacionado na avenida Maritacas, na zona leste.

“Eu nem fico perto das árvores quando está chovendo porque muitas delas estão condenadas. Teve até uma moça que faleceu porque foi atingida por uma árvore, ali pertinho, no Bosque Central. O melhor seria fazer uma limpeza dessas árvores e plantar mudas. Estava na hora da Prefeitura pensar e fazer isso”, afirma. A tragédia lembrada por Prado aconteceu em dezembro de 2017. Um galho de aproximadamente 10 metros atingiu uma funcionária da Zona Azul, conforme noticiado pela FOLHA.

VISTORIA

Para quem passa ou trabalha nas imediações da Praça da Bandeira, localizada na avenida Rio de Janeiro com o Calçadão, o acidente ocorrido nesta manhã já era “anunciado”. “O que aconteceu hoje era algo que nós já estávamos prevendo e temendo. Essas árvores estão condenadas e podem matar qualquer um de nós, principalmente nos dias de chuva. Dá muito medo”, diz uma comerciante.

O taxista Alisson Delarosa, chegou a ver o carro coberto pelo tronco de árvore e ficou ainda mais preocupado com a situação das árvores no entorno da praça. “Tem que cortar todas que estão podres. Já fiz um pedido à Sema há cerca de dois anos, mas ninguém veio aqui. Na praça mesmo, sempre cai uma árvore e no nosso ponto, não vai ser diferente. A gente vê que os troncos estão podres. Em dias de chuva, nem ficamos aqui mais”, desabafa.

Imagem ilustrativa da imagem Galho de árvore imenso cai sobre carro no centro de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina informou que uma equipe da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) está fazendo a retirada da árvore e que uma vistoria geral será realizada na próxima semana pela secretaria, em todas as espécies do local.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.