A data de 19 de abril de 2022 marca o início de uma nova etapa na vida de milhares de estudantes. Ao meio-dia desta terça-feira (19), a UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou os nomes dos aprovados em 1ª Convocação do Vestibular 2022.

A expectativa pela lista oficial, distribuída pela Folha de Londrina, reuniu centenas de estudantes e familiares na tradicional Folha VestibaFest, no aterro do Lago Igapó (zona sul). Após dois anos de restrições por conta da pandemia do coronavírus, a comemoração neste ano teve um gostinho a mais.

“Depois de um ano turbulento, em que ela perdeu a avó e eu quase perdi meu marido para a Covid, o dia de hoje é um presente para todos nós. Incentivamos ela a nunca perder a esperança. Eu estou muito feliz. É o sonho dela”, disse Andréa Moure, emocionada com a aprovação da filha Luana, 26, no curso de psicologia.

Imagem ilustrativa da imagem Futuros calouros da UEL celebram a conquista com amigos e familiares
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A família de Kimberly Eduarda Rocha Moraes, 18, compareceu em peso para celebrar a conquista da nova ingressante no curso de letras. “Não sei como vai ser daqui pra frente, mas tenho certeza que será empolgante”, comemorou a estudante, na companhia da avó, tia, padrasto e da mãe.

A jovem Laura Simião Oliveira, 19, ainda estava “em choque” com o resultado. “Quando acabei o terceiro ano, fiquei um ano estudando em casa. Acordava bem cedinho para me dedicar aos estudos. Eu estava bem confiante com a redação, mas a gente nunca se empolga demais até ver nosso nome na lista”, comentou a futura caloura de psicologia.

Imagem ilustrativa da imagem Futuros calouros da UEL celebram a conquista com amigos e familiares
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Junto da mãe, Mariana Felizardo dos Santos, 18, também confirmou o bom desempenho que teve na prova, realizada em fase única, no dia 6 de março. Este foi o primeiro vestibular da estudante, que estava sonhando com uma vaga no curso de Ciências Econômicas. “Para mim, a aprovação dela significa tudo. Para os filhos a gente sempre quer o melhor e tudo aquilo que a gente não conquistou”, celebrou Zilda.

Imagem ilustrativa da imagem Futuros calouros da UEL celebram a conquista com amigos e familiares
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

'UEL PODE FAZER DIFERENÇA NA VIDA DELES'

Ao todo, 2.303 candidatos foram chamados nesta 1ª Convocação. Marta Favaro, que tomará posse como reitora da UEL no dia 10 de junho, participou do evento. “Entendo que é importante recepcionarmos os novos alunos para que eles saibam o quanto queremos eles conosco e o quanto a UEL pode fazer diferença na vida deles. Queremos muito abrigar toda a comunidade. É uma festa muito bonita”, afirmou.

O Folha VestibaFest começou às 10h, embalando os participantes com muita música, brindes, apresentação de mágica e DJ. O evento é uma realização do Grupo Folha de Londrina em parceria com a UEL, Colégio Universitário e Colégio Maxi. “Considerando os tempos difíceis que passamos na pandemia (do coronavírus), a sensação hoje é uma mistura de emoções. Para esses estudantes, foi muito desafiador chegar até aqui. Eles passaram pelo isolamento e depois pelo modelo de ensino híbrido. Tenho a certeza de que todos são vitoriosos. É um momento de total realização e onde começa a construção de um projeto de vida para todos esses jovens”, destacou a diretora geral do Colégio Universitário, Raquel Calil Ruy.

O Vestibular 2022 da UEL registrou um total de 22.587 inscritos, com 30% de abstenções. A UEL oferece 2.509 vagas, mais 616 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.125, em 52 cursos de graduação.

Os convocados na primeira chamada do Vestibular da UEL iniciam as aulas em 1º de agosto, quando começa o ano letivo 2022. A Cops reforça algumas orientações muito importantes para os novos estudantes, como prazos e documentos para matrícula. Confira aqui.

Imagem ilustrativa da imagem Futuros calouros da UEL celebram a conquista com amigos e familiares
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

VESTIBULAR 2023

O Vestibular 2023 da UEL será realizado em duas etapas. A 1ª fase será realizada no dia05 de março com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática), e a 2ª fase acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de abril, sendo o primeiro dia com prova de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.

“O segundo dia será uma prova discursiva com 12 questões de Conhecimentos Específicos e o terceiro dia será realizada a prova de habilidades específicas para os cursos de Artes Visuais, Design Gráfico, Design de Moda e Arquitetura e Urbanismo”, explica a coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), Sandra Garcia.

O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) também aprovou a data da Prova de Habilidade Específica destinada aos candidatos ao curso de Música, que será aplicada em 4 de dezembro deste ano. “O Conselho avaliou que como estamos vivenciando um cenário melhor em relação à pandemia, podemos voltar à normalidade no vestibular”, disse.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1