A FEL (Fundação de Esportes de Londrina) deverá promover uma reunião, nos próximos dias, com representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores e secretaria municipal de Defesa Social. A promessa do encontro é do presidente da entidade, Marcelo Oguido, e a motivação está relacionada aos últimos furtos de espaços públicos ligados à fundação.

Imagem ilustrativa da imagem FEL prevê reforçar segurança após furtos no Estádio do Café e no autódromo
| Foto: Pedro Marconi - Grupo FOLHA

A semana ainda não acabou, no entanto, já foram quatro registros e em locais próximos na zona norte da cidade: o estádio do Café e o autódromo internacional Ayrton Senna. No estádio, uma força-tarefa teve que ser montada com servidores do município e Sercomtel Iluminação para que tudo estivesse arrumado antes do jogo do Londrina contra o Coritiba, na noite de quarta-feira (1º), pela 22ª rodada da Série B do Brasileiro, o que aconteceu.

O lugar foi invadido duas vezes em cerca de 48 horas, deixando parte da estrutura no escuro. Entre a madrugada de segunda (30) e terça-feira (31), criminosos arrombaram a sustentação do refletor que fica atrás da torcida visitante, levando cabos elétricos, 20 disjuntores e 25 reatores. Já entre a terça (31) e esta quarta-feira, às vésperas da partida, foram subtraídos os fios dos postes no entorno da arquibancada. Ao todo foram furtados 400 metros de fio.

O autódromo Ayrton Senna também foi invadido duas vezes nos últimos dias, com a fiação e portas de alumínio furtadas. O prejuízo ainda não foi calculado. Não houve presos em nenhum dos casos. “Ficamos tristes com esta situação, que é de segurança pública. Por isso, vamos marcar uma reunião com as pessoas diretamente envolvidas para poder ter mais segurança”, afirmou Marcelo Oguido.

CÂMERAS, CONCERTINA E CACO DE VIDRO

O estádio do Café, por exemplo, tem algumas câmeras de monitoramento, concertinas e até cacos de vidro nas beiradas dos muros. No entanto, os apetrechos têm se mostrado insuficientes. “O caminho deverá ser reforçar com mais câmeras de segurança e alarme monitorado, ligado à Guarda Municipal. Precisamos de um projeto urgente sobre isso”, destacou.

Apesar de não ter números, Oguido relatou que há ocorrências frequentes de furtos em outros locais públicos ligados à FEL, como praças e infraestruturas que foram cedidas para associações de moradores usarem. O principal alvo dos ladrões é a fiação. “Podemos firmar parceria com as associações que para coloquem, de maneira particular, câmeras”, sugeriu.

A reportagem procurou o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, porém, até o fechamento desta reportagem não obteve uma posição da secretaria de Defesa Social sobre os furtos dos espaços esportivos.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.