Com os candidatos em sala de aula, realizando a prova do Vestibular 2022 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) na tarde deste domingo (5), o movimento no campus fica por conta de familiares dos vestibulandos.

Dos 22.587 candidatos inscritos neste ano, 15.250 residem em outras cidades. Para acompanhar os filhos, muitos pais aproveitam o período de prova de cinco horas, para descansar nas áreas verdes da universidade, enquanto outros aproveitam para se divertir e conhecer as belezas da instituição.

Enquanto vestibulandos realizam a prova, familiares e amigos esperam do lado de fora, no campus da UEL
Enquanto vestibulandos realizam a prova, familiares e amigos esperam do lado de fora, no campus da UEL | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

"Dei uma volta por todo o Calçadão e aproveitei para tirar algumas fotos da paisagem e enviar no grupo da família. A UEL é diferenciada, muito bonita e referência em ensino", comenta Cláudio Yoshimi Tanno. Ele e a esposa vieram de Paranavaí (Noroeste) acompanhar a filha em seu primeiro vestibular. Cláudia, 18, quer cursar medicina veterinária. "Ela estava muito nervosa e a gente fica ansioso junto. Não tem jeito. E a ansiedade aumenta ainda mais quando pensamos na possibilidade de ela morar aqui, longe da família ", desabafa a mãe Irani.

Do outro lado do campus, os pais e a irmã de Emily, 20, resolveram aproveitar a espera com jogos. Enquanto a filha tenta uma vaga no concorrido curso de medicina, eles tentam aliviar a ansiedade com jogos de tabuleiro, cartas e dominó. "Chega a época de pré-vestibular, tudo muda em casa. Todos já fazem um esforço para manter um clima de tranquilidade e neste ano a Emily está mais confiante, assim como nós. Diferente do ano passado, no primeiro vestibular, ela revisou o conteúdo até entrar na sala de prova. Hoje, já sentimos ela um pouco mais tranquila", diz a mãe Isabel Cristina Ambrósio de Mandaguari (Noroeste)

Imagem ilustrativa da imagem Famílias movimentam a UEL na espera dos vestibulandos
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

DOCUMENTO ERRADO

Mas nem todos estavam à espera pelos filhos. O jovem Vitor Romão, de Miraselva (60 km de Londrina), espera pelos amigos que, ao contrário dele, conseguiram entrar na sala de prova. "É o meu primeiro vestibular para administração e na correria, acabei confundindo os documentos e trouxe o RG errado, da minha mãe. Bom, pelo menos, posso garantir que isso nunca mais vai acontecer", lamentou.

Imagem ilustrativa da imagem Famílias movimentam a UEL na espera dos vestibulandos
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Logo mais, as informações detalhadas sobre o Vestibular 2022, como o número de abstenção, será divulgado pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos).

VAGAS

Os candidatos fazem provas em 58 locais distribuídos entre o campus universitário, faculdades e universidades, escolas públicas e particulares, além de seis unidades penais de Londrina.

A UEL oferece 2.509 vagas, mais 616 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.125, em 52 cursos de graduação. Pelo segundo consecutivo será aplicada uma prova única, dividida em duas partes..

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1