Imagem ilustrativa da imagem Famílias em vulnerabilidade receberão alimentos da Agricultura Familiar
| Foto: Foto: Vivian Honorato/Arquivo/N.com

A secretaria municipal de Assistência Social começou a ser atendida pelo Programa de Aquisição de Alimentos, executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial.

A adesão aconteceu por meio de chamada pública realizada pela Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento), do Governo do Paraná, por meio do Programa Emergencial Compra Direta Paraná, para que cooperativas e associações de agricultura familiar pudessem fornecer alimentos para entidades cadastradas neste momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

O município de Londrina será atendido por duas cooperativas, a COAFAS, que fornecerá doces, pães, frutas, bolachas e sucos, num total de R$ 922 mil, e a COOPERCONQUISTA, que fará a entrega de fubá, hortaliças, legumes e temperos, totalizando R$ 1 milhão. Serão contempladas com estes alimentos as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos dez Cras (Centros de Referência de Assistência Social) existentes nas diversas regiões do município.

O contrato prevê a entrega destes alimentos por um período de três meses, de junho a agosto de 2020. A primeira entrega acontecerá nesta quarta-feira (24), com o apoio das instituições que desenvolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em parceria com o município, na armazenagem e distribuição dos alimentos à população londrinense.

Nesta primeira etapa serão fornecidos cerca de 807 Kg de doces e bolachas, 8.100 kg de frutas, 1.620 unidades de pães e cerca de 807 kg de polpa de suco pela COAFAS, bem como cerca de 831 kg de fubá, 304 kg de hortaliças, 810 kg de legumes e 100 kg de tempero pela COOPERQUISTA.