Uma família de refugiados da Ucrânia chegou no fim da tarde desta segunda-feira (28) em Apucarana (Centro-Norte). Segundo informações da prefeitura, a família é formada por um brasileiro casado com uma ucraniana, ambos com idade na faixa dos 30 anos; dois filhos de 5 e 7 anos e a avó das crianças. O segundo grupo, composto por 11 pessoas que fugiram da Ucrânia após a invasão dos russos, deverá ir a Apucarana nos próximos dias.

Representantes da prefeitura discutem a acolhida aos ucranianos
Representantes da prefeitura discutem a acolhida aos ucranianos | Foto: Edson Denobi - PMA

A família permanecerá numa chácara viabilizada pela Diocese de Apucarana, localizada no Loteamento Belvedere. “A residência já é mobiliada e vamos providenciar algumas coisas que estão faltando. A secretaria de Assistência Social, também irá prover a alimentação e vamos, caso houver interesse, encaminhar os adultos para vagas no mercado de trabalho”, explica o prefeito Junior da Femac.

LEIA TAMBÉM:

+ A 11 mil quilômetros, as bombas ferem o coração

SEGUNDA FAMÍLIA

De acordo com o prefeito, Apucarana também já está se preparando para receber o segundo grupo de refugiados. “Trata-se de uma família de 11 pessoas, das quais sete são crianças, que atualmente está em Istambul, na Turquia, e que nos próximos dias embarcará para o Brasil”, informa.

O prefeito de Apucanara, Junior da Femac, recebe a família de refugiados da Ucrânia
O prefeito de Apucanara, Junior da Femac, recebe a família de refugiados da Ucrânia | Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana

DOAÇÕES

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, afirma que a população que quiser colaborar com doações deve procurar o Centro Social Urbano, localizado no Parque Bela Vista. “Pedimos para que as pessoas não façam a doação diretamente, pois há muitos aspectos que precisam ser considerados, como culturais e a manutenção de um ambiente tranquilo para a família”, pondera.

De acordo com o prefeito, a vinda dos refugiados é resultado do ofício encaminhado no final do mês de fevereiro à Embaixada da Ucrânia no Brasil, no qual o município se colocou à disposição para acolhimento de possíveis refugiados que cheguem ao país. “A embaixada está conseguindo com empresários brasileiros que têm ligação com a Ucrânia o pagamento das passagens e de outras despesas durante o translado, como hotel e alimentação”, relata.

Foi o que aconteceu com a família que está sendo acolhida em Apucarana. “As passagens deles foram pagas pelo Grupo AIZ, de São José dos Pinhais. A família ficou hospedada num hotel de São José dos Pinhais, com despesas também pagas pelo grupo, cujo proprietário é descendente de ucranianos”, relata o prefeito, que nesta segunda-feira, por meio de chamada de vídeo, apresentou para a representante da empresa a equipe responsável em coordenar a acolhida. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

(Atualizado às 19 horas)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1