O governo do Estado informou que a projeção é de que os trabalhos de reconstrução da estrutura destruída pelo fogo do Centro Estadualde Educação Profissional Agrícola Fernando Costa, em Santa Mariana, no NortePioneiro, terminem no segundo semestre deste ano.

Na noite de quinta-feira (9), três salas de aula, os laboratórios de física, química e biologia, alojamento feminino, refeitório, cozinha, almoxarifado e a sala de cinema foram consumidos pelas chamas. A suspeita é de que um curto-circuito tenha provocado o incêndio. Ninguém se feriu. No fim de semana, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, esteve na instituição, quando anunciou que a pasta vai fornecer os equipamentos necessários e merendas para o período de aulas remotas e adaptadas.

Além disso, o Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional) liberou R$ 100 mil para os primeiros reparos e adequação dos espaços não atingidos pelo fogo, que foram o alojamento masculino, sala dos professores, coordenação, documentação, cinco salas de aula e laboratório de informática.

De acordo com a Seed (Secretaria de Estado da Educação), inicialmente o atendimento aos estudantes será remoto, enquanto que para os alunos que não necessitam do regime de internato, as aulas presenciais deverão ser retomadas no final desse mês, com as áreas adaptadas. Os espaços administrativos e de apoio, por exemplo, vão virar salas de aula provisórias.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.