Nesta terça (8) e quarta-feira (9), cerca de 40 motociclistas que trabalham em Londrina numa empresa do ramo de entrega de alimentos pela internet estão recebendo capacitação sobre cuidados no trânsito e primeiros socorros. A ação acontece no Tiro de Guerra, na zona leste, e faz parte de uma parceria da plataforma com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), que desde o ano passado tem ministrado curso de direção defensiva para quem tem moto.

Segundo a companhia, 66% dos acidentes registrados na cidade têm, pelo menos, um motociclista envolvido. “Cresceu muito nos últimos anos o trabalho de entrega por parte dos motociclistas, que estão muito vulneráveis no dia a dia. Esse curso vem ajudar a divulgar a segurança que os motociclistas precisam ter”, destacou Sérgio Dalbem, diretor de Trânsito da CMTU. No ano passado, o órgão registrou 61 mortes no trânsito de Londrina, sendo que em 46% dos casos as vítimas foram motociclistas.

A atividade conta com formação teórica e aulas práticas. “Os administradores do curso são agentes de trânsito que vivem sobre motocicleta, passam pelos mesmos problemas e riscos de outros motociclistas, de forma geral. Eles também atendem acidentes quando se deparam ou são chamados pela central e têm conhecimento das técnicas de pilotagem. Acreditamos que com o curso vai melhorar a segurança dos motociclistas em seus deslocamentos”, pontuou.

Entregadores também tiveram demonstrações práticas em uma pista simulada
Entregadores também tiveram demonstrações práticas em uma pista simulada | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Paloma Andrea Laureano trabalhava como manicure, mas há cerca de um ano resolveu entrar para o aplicativo de delivery. “Estava desempregada e já tinha moto e fazia atendimentos domiciliares, então, rodava a cidade”, relembrou. Recentemente ela sofreu um acidente de trânsito e ficou alguns dias afastada da função. Por isso, viu no curso a oportunidade de aprender mais sobre as ruas. “É um curso rápido e as noções que eles passam aqui vão fazer a diferença na hora de trabalharmos. É importante”, avaliou.

Entregador da plataforma de comida desde 2017, Ayslan Henrique Deodato ainda é gestor numa empresa que realiza entregas de moto. Ele também já se envolveu em acidente e sabe bem o valor de andar com segurança e cuidado. “A consciência precisa ser de todos. Do motociclista, que não pode ficar andando em corredor e precisa seguir as leis, e do motorista, respeitando o espaço do outro e tendo atenção”, elencou.

No final da capacitação, cada participante ganhará um capacete personalizado que o identificará como “Anjo de Capacete”, além de equipamentos básicos de primeiros socorros, jaqueta, kits de segurança e o certificado de formação.

SALVANDO VIDAS

De acordo com Thales Vieira, coordenador do projeto desenvolvido pelo Ifood, a empresa já formou mais de 500 motociclistas em todo o Brasil. “Fizemos uma pesquisa recente com alguns dos formados e percebemos a alta taxa de entregadores que participaram de resgates em acidentes de forma voluntária. Isso é muito importante, porque o primeiro contato com o acidentado pode salvar uma vida, até mesmo antes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegar”, comentou.

GRATUITO

O curso elaborado pela CMTU segue ofertado gratuitamente às pessoas que pilotam moto e já têm carteira de habilitação. O treinamento conta com módulos práticos e teóricos e tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes e mortes neste público. A partir de agora, as “aulas” serão no Tiro de Guerra e não mais no autódromo internacional Ayrton Senna.

O interessado precisa fazer a inscrição e escolher o dia e horário pelo site da companhia (cmtu.londrina.pr.gov.br).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.