O Grupo Latam Airlines garante que agiu desde março de 2020 para assegurar o cuidado com as pessoas durante toda a crise da Covid-19. A empresa adotou filas transversais, alternadas e espaçadas nos balcões de check-in, distribuição de álcool gel, obrigatoriedade do uso de máscaras a bordo. A empresa também adotou novos processos de limpeza e desinfecção das aeronaves, equipadas com filtros que renovam o ar a bordo, além de novos protocolos de atendimento para promover a menor interação física possível com os passageiros.

Divulgação/Latam

A Latam possui em todas as suas aeronaves o HEPA (High Efficiency Particulate Air), um filtro de ar industrial com alta capacidade de filtração. Ele faz parte do sistema de ar condicionado e pressurização, que renova a cada três minutos todo o ar da aeronave, garantindo um fluxo de ar maior que em qualquer outro ambiente fechado. Trata-se do mesmo filtro utilizado em ambientes hospitalares e extrai mais de 99,9% dos menores vírus e bactérias presentes no ar, tão pequenos quanto 0,01 micrômetro. O Coronavírus, que varia de 0,08 a 0,16 micrômetros, é filtrado com eficiência pelos filtros HEPA utilizados nas aeronaves.

A assessoria da Latam explica que o ar da cabine do avião é uma mistura de ar fresco captado da atmosfera e de ar que passou por estes filtros de alta eficiência, o que torna o ambiente mais seguro, controlado e com ar de qualidade. O ar da cabine vem do nível do compartimento superior de bagagem (sobre e por detrás dos bins) e é captado no nível do chão da aeronave, o que significa que ele vem de cima para baixo, e não ao contrário.

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AZUL

A Azul afirma que antes mesmo das recomendações da Anac, agência que regula o setor, já adotava uma série de medidas e novos protocolos de higiene para combater a transmissão do vírus. A empresa afirma que tornou o uso de máscara obrigatório tanto para clientes quanto para os tripulantes de solo e voo, o que ajuda a garantir ainda mais a segurança a bordo.

A Azul afirma que foi a primeira companhia aérea do Brasil a iniciar a medição da temperatura de seus tripulantes, forma como os funcionários da empresa são tratados, que trabalham em solo ou a bordo. A medição é realizada antes do início de cada turno de trabalho, sem que haja qualquer tipo de contato físico entre quem o realiza e quem terá a temperatura aferida. Tripulantes em estado febril são dispensados e orientados a seguir os protocolos médicos.

A Azul oferece aos clientes a bordo álcool em gel e lenços desinfetantes. Ainda, os jatos da empresa vêm equipados com filtro de ar HEPA, capaz de extrair 99,99% dos vírus existentes dentro do avião.

Desde a chegada da pandemia ao Brasil, a Azul afirma que adota procedimentos de limpeza em seus aviões que estão alinhados com as recomendações da IATA e todos os suprimentos utilizados têm aprovação da Anvisa. Ao término de cada etapa, a equipe de limpeza desinfeta todos os locais em que os Clientes possam ter contato, como cintos de segurança, bandejas das poltronas, apoios de braços, persianas e bagageiros da cabine. Durante a limpeza profunda e completa das aeronaves, que ocorre durante à noite, os tapetes, os locais de trabalho da tripulação, como cabine de comando e galley, e os lavatórios recebem uma desinfecção minuciosa e completa.