Três das 21 instituições de longa permanência de Londrina registraram 26 casos positivos para novo coronavírus entre os idosos acolhidos, oito deles foram a óbito. As informações foram divulgadas na manhã desta terça-feira (23), pelos secretários municipais de Saúde, Felippe Machado, e do Idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon. Além dos internados, 10 funcionários também foram confirmados e quatro ainda aguardam resultados dos exames.

Imagem ilustrativa da imagem Em Londrina, 26 idosos de instituições de longa permanência testam positivo para Covid-19
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O panorama apresentado é referente ao período entre 20 de maio e 23 de junho, com 22 casos registrados em uma única instituição conveniada da prefeitura. Dessas 22 confirmações, oito foram a óbito, quatro foram internados, mas já tiveram alta hospitalar, dois estão em isolamento domiciliar no lar e quatro já saíram do isolamento. O último caso de sintomas tem aproximadamente 10 dias.

Os secretários informam que o agente de infecção é o mesmo para os 22 idosos infectados da mesma instituição. Por conta disso, as datas de início e término dos sintomas são próximas. “Temos dois casos em isolamento até a próxima sexta-feira (26). No máximo, até o dia 30 acreditamos que já estejam todos fora do isolamento”, ressalta Danelon.

Outro lar conveniado registrou um caso, com uma paciente de 72 anos que está internada no HU (Hospital Universitário), e uma instituição privada marca três confirmações de pacientes que ficaram em isolamento domiciliar em leitos específicos, mas já cumpriram período de quarentena e estão bem. Ao todo, Londrina tem 589 idosos internados em 21 instituições de longa permanência, 18 particulares e três públicas.

PRIMEIRO CASO

O primeiro caso registrado nas instituições de longa permanência em Londrina foi de um idoso de 94 anos que faleceu por Covid-19 no dia 21 de maio. Na ocasião, a Prefeitura instituiu plano de emergência e todos os idosos das instituições conveniadas passaram por testes e por novo protocolo de atendimento. “A SMI (Secretaria Municipal do Idoso) criou 10 leitos de isolamento, separando totalmente o fluxo, a instituição foi orientada e contratou 11 novos profissionais e hoje nós temos nessas instituições (conveniadas) duas alas totalmente separadas, distintas e autônomas”, argumenta Machado.

TESTAGEM

Machado explica os motivos de os idosos internados nas 18 instituições privadas não terem passado pelo mesmo teste massivo que as três conveniadas passaram. "A testagem tem que seguir protocolo, indicação médica ou ter um motivo, não há indicação para testar. Testamos os idosos das nossas instituições, porque tínhamos trabalhadores que permeavam entre os três locais, o que não é o caso das demais", indica.

Danelon destaca que os idosos das instituições privadas são monitoradas por um médico cedido para a SMI e que a Vigilância Sanitária faz visitas in loco em todas as unidades, públicas ou privadas. Ela também reforça que desde o primeiro decreto em Londrina, os lares de acolhimento de idosos estão de portas fechadas para visitantes. "Nós consideramos que esses idosos são mais vulneráveis em razão do grau de fragilidade e comorbidade e pelo compartilhamento que eles têm dos locais, como refeitórios e dormitórios”, aponta.

Imagem ilustrativa da imagem Em Londrina, 26 idosos de instituições de longa permanência testam positivo para Covid-19
| Foto: Vivian Honorato/N.com

FUNCIONÁRIOS

Além dos idosos internados, 10 funcionários foram infectados por Covid-19 e quatro ainda aguardam confirmação. A secretária municipal do Idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon. conta que desde o início dos casos nos lares, foram fornecidos 8.100 EPI (equipamento de proteção individual), 230 litros de álcool em gel e 96 litros de álcool líquido às instituições. Ela ainda aponta que foram aprovados R$ 426 mil para compra de equipamentos oriundos do Fundo Municipal do Direito do Idoso e que Rotary Club e Banco Itaú de dispuseram a fornecer EPI e testagens para as entidades.

Para a segurança de todos, também foram instalados novos processos seguindo orientação das autoridades de vigilância. “Eles entraram com isolamento por corte, então, temos uma área totalmente isolada, com uma entrada diferente, os funcionários não passam pelo mesmo local onde estão os idosos que não contraíram o vírus. Temos 10 leitos isolados divididos em: sintomático, assintomático e positivado”, afirma.