A Secretaria de Saúde confirmou nesta terça-feira (2) a testagem positiva para o novo coronavírus de quatro idosos abrigados nos três asilos conveniados com a Prefeitura de Londrina. A notícia veio na noite desta segunda depois de uma rodada de exames nos internados e colaboradores. A medida foi tomada após a morte pela doença de um homem de 94 anos que vivia em uma das instituições.

.
. | Foto: iStock

De acordo com o secretário de Saúde, Felippe Machado, 361 testes foram aplicados, 200 para o público da terceira idade e 161 em funcionários. Em um único asilo, o mesmo que a vítima da Covid-19 residia, cinco idosos apresentaram sintomas respiratórios, o que levantou o alerta.

Na última sexta-feira (29), eles, que têm entre 75 e 89 anos, foram testados, sendo que os resultados só saíram no início desta semana. A secretária municipal do Idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon, disse que os infectados passam bem e estão em isolamento domiciliar. Apenas um deles foi encaminhado pelo Samu para um hospital da cidade porque teve "um desconforto".

Os secretários explicaram que o distanciamento social e a restrição de visitas nos asilos, regras que começaram a valer oficialmente ainda em março, permanecem mantidas para evitar o contágio da Covid-19. Na maioria das situações, o contato com familiares é por telefone ou em chamadas de vídeo pela internet.

Para as próximas duas semanas, as instituições possuem estoque de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras e luvas. A prefeitura vai utilizar cerca de R$ 350 mil do Fundo Municipal do Idoso para comprar novos materiais para os três meses seguintes.