A Secretaria Municipal de Educação se comprometeu a construir um novo prédio para abrigar a escola municipal rural Machado de Assis, na Usina Três Bocas, região sul de Londrina. A decisão foi anunciada durante reunião com pais de alunos realizada nesta semana, na prefeitura. Desde que o município comunicou sobre o encerramento da unidade, o que gerou insatisfação, famílias se mobilizaram na tentativa de reverter a deliberação.

Compromisso foi assumindo pela secretária de Educação junto às famílias durante reunião na prefeitura
Compromisso foi assumindo pela secretária de Educação junto às famílias durante reunião na prefeitura | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Na semana passada, por exemplo, os pais foram até a escola protestar. Na última quarta-feira (1º) eles voltaram a se manifestar, dessa vez na prefeitura, sendo recebidos pela secretária de Educação. No encontro, Maria Tereza Paschoal de Moraes afirmou que uma nova estrutura será levantada no Cambezinho, que fica no “coração” da Usina Três Bocas, num terreno que já pertence ao município.

“A partir do ano que vem serão elaborados os projetos e será feita a licitação e contrato. Esperamos que no prazo de dois anos tenhamos uma escola nova construída na região”, detalhou a secretária à FOLHA.

Enquanto isso, as 133 crianças do P4, P5 e ensino fundamental hoje matriculadas na Machado de Assis terão que estudar na escola do jardim Buriti, perto da PEL 2 (Penitenciária Estadual de Londrina). Esta unidade está sendo construída por meio de contrapartida de loteadora e está em fase final. O prédio fica cerca de sete quilômetros de distância do lugar que os estudantes frequentam atualmente. “A partir de fevereiro, as crianças serão, como já acontece hoje, transportadas até a escola do Buriti.”

Com o filho de 9 anos na escola Machado de Assis, a vendedora Maria Marli de Oliveira avaliou que os pais saíram aliviados da reunião. “A princípio ficamos chateados porque o prefeito não nos recebeu. Mas a secretária prometeu a escola e ficamos felizes. Disse que será encaminhada a documentação para a construção da escola nova e mantendo o mesmo nome, garantindo a identidade e história”, afirmou.

As famílias não ficaram totalmente satisfeitas com o fato da saída imediata das crianças a partir do ano que vem. “Queríamos que os alunos ficassem no atual prédio até a construção do novo. Sabemos que está em mal estado, mas queremos saber se está condenado. A preocupação é as crianças estarem longe de casa, em como dar um socorro em caso de emergência. A secretária disse que a secretaria dá esse suporte (de buscar as mães), mas todas que estavam presentes no encontro foram unânimes em dizer que desconhecem esse serviço”, relatou.

PRÉDIO

A mãe e uma das lideranças do grupo também contou que uma vereadora irá protocolar um pedido de avaliação do atual prédio. “Se o prédio não estiver oferecendo risco, queremos que elas fiquem e poderemos buscar as vias judiciais. Agora, se estiver condenado, não queremos que a vida das crianças seja colocada em risco”, destacou Oliveira.

A escola municipal rural Machado de Assis funciona na rodovia João Alves da Rocha Loures, numa estrutura de madeira, da década de 1940. A Secretaria de Educação alega que a desativação é em decorrência do estado do espaço e a falta de infraestrutura para alunos e corpo docente. “A prefeitura estuda o que será feito com o prédio. Estamos em contato com a Secretaria de Cultura, que tem alguns projetos para a região”, explicou Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.