A Sanepar informou nesta manhã de terça-feira (1), que o distrito de Maravilha e o Patrimônio Guairacá, localizados na zona sul de Londrina, seguem sem abastecimento de água. A situação foi provocada pela falta de energia elétrica ocasionada pelo temporal que atingiu a região no sábado (29) e domingo (30).

Em nota, a Companhia diz que equipes da Copel estão em campo, mas que ainda não há previsão para energizar as unidades da Sanepar nas duas localidades. Caminhões-pipa estão atendendo escolas e postos de saúde.

Já nos distritos de Irerê e Paiquerê, também na zona sul, a Sanepar voltou a operar normalmente os sistemas de abastecimento e a expectativa é que a distribuição de água deve se normalizar ao longo desta terça. A Companhia ressalta que mesmo nos locais onde a água voltou a ser distribuída, é preciso economizar, priorizando higiene pessoal e alimentação, para a recuperação total dos sistemas de abastecimento.

ENERGIA ELÉTRICA


A Copel também emitiu uma nota informando que até às 8h30 desta terça, "equipes de serviços, manutenção e obras seguem em campo na execução dos reparos a fim de regularizar os serviços a 31 mil domicílios que estão sem energia, em todo o Estado. Destes, 9,7 mil estão na região Norte, 8,5 mil no Leste, 5,7 mil no Oeste, 4,3 mil no Centro-sul e 2,8 mil no Noroeste."

Leia também: Temperaturas voltam a cair em Londrina nesta terça

Segundo a companhia, em Londrina, cerca de mil domicílios foram religados ao longo da noite e os trabalhos de recomposição das redes seguem nesta terça, principalmente na zona rural ao sul do município. "A fim de restabelecer a energia para os 1,8 mil imóveis sem luz no momento, será necessário o atendimento de 183 ocorrências, boa parte delas com postes quebrados e pontos de rompimento na fiação, serviços que exigem maior tempo de execução."

Já na região norte do Estado, as mais impactada com os temporais, foi feita a recomposição das fontes de abastecimento a Rosário do Ivaí. “Este evento foi muito severo, e causou danos não só nas duas fontes que atendem a cidade de Rosário, mas também nas redes anteriores a elas, sem as quais não era possível retomar o fornecimento ao município. Além dos muitos postes quebrados, encontramos árvores sobre a rede elétrica e diversos pontos com cabos rompidos. Com reforços recebidos de outras localidades, conseguimos finalmente reconstruir esses trechos do sistema de distribuição”, afirma o gerente regional de Manutenção, Wagner Bonifácio.

O abastecimento principal também está regularizado em Godoy Moreira e Rio Branco do Ivaí, que chegaram a ter o fornecimento interrompido em praticamente todo o território. Segundo Bonifácio, ainda há muito trabalho pela frente para recompor o estrago no interior dos municípios do Vale. As equipes têm 418 ocorrências para atendimento na região.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.