O sol que apareceu com força no Calçadão de Londrina neste sábado de manhã (7) foi um convite a mais para que as pessoas saíssem de casa para garantir o presente do Dia dos Pais e aproveitar também um passeio em família. Se depender da movimentação nas lojas desde as primeiras horas da manhã, pode-se dizer que o clima de otimismo entre os comerciantes se confirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Dia dos Pais: maior 'presente' é ser um grande exemplo
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Mas durante as compras, o que algumas famílias revelaram sobre essa data especial, não cabe em um embrulho de presente. O jovem William Turci, por exemplo, era só elogios com o pai. Ele saiu com a mãe Ana Paula em busca de um perfume, que materialize um pouco do carinho e amor que sente em relação àquele que ele diz ser seu maior exemplo. "Sou muito apegado ao meu pai e o que mais gosto nele é o jeito que ele tem, de ser legal, brincalhão, atencioso e muito carinhoso. Tenho 14 anos e até hoje ele brinca comigo como se eu fosse criança. Ele é especial de verdade e se um dia eu me tornar um pai também, quero ser exatamente como ele é comigo. Gostamos muito de celebrar essa data", declara.

Com o pequeno Ezequiel no colo, de 1 ano e 11 meses, Jackson Rodrigues da Silva, conta que também era muito apegado ao pai, falecido há cerca de 10 anos por problemas cardíacos. Com a ausência, Silva sabe da importância de estar presente na vida dos filhos e transmitir valores. "Nesta data eu penso muito no meu pai e talvez por isso, não faço tanta questão de ter uma comemoração especial, mas é um momento que me faz pensar no pai que eu quero ser. Educação e respeito são os principais ensinamentos que quero passar para os meus filhos. Eles são a nossa alegria e também nos ensinam muito", conta Silva, ao lado do primogênito Joaquim, de 7 anos.

"Ser pai é maravilhoso, é um privilégio", diz Julio Cesar Firmino com os filhos Davi e Pietro.
"Ser pai é maravilhoso, é um privilégio", diz Julio Cesar Firmino com os filhos Davi e Pietro. | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Na companhia dos dois filhos, Julio Cesar Firmino conta que já tem algo bem certo para este domingo, Dia dos Pais. "Tenho pouco contato com meu pai, mas faço questão de ligar e desejar um feliz dia dos pais porque essa data merece ser lembrada. Ser pai é maravilhoso, é um privilégio", diz Firmino, que em relação aos filhos, tem neste momento uma única preocupação: "ensiná-los a serem honestos, responsáveis e leais aos bons princípios".

O primogênito Davi, de 5 anos, certamente ainda não compreende o que o pai quer dizer com responsabilidade e princípios, mas tem na ponta da língua o que faz de Firmino um "super pai" para ele. "Ele gosta de brincar com a gente e me ensina a jogar. Ele também disse que vai comprar um carrinho de controle e me ensinar a brincar com ele", conta o pequeno, agarrado ao pai. Mesmo que o presente seja de pai para filho, o que realmente importa neste Dia dos Pais é refletir sobre esse papel e compartilhar alegrias e lembranças. Afinal de contas, pai é para ser "herói" pelos bons exemplos, pelos momentos de alegria e companheirismo.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.