Os candidatos inscritos no concurso público para Professor da Educação Básica, realizado pela Prefeitura de Londrina, farão provas objetiva, discursiva e de títulos no próximo domingo (27), a partir das 14h. O período de avaliações terá 5 horas de duração, indo até as 19h, com provas no campus da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e outras instituições de ensino, como colégios estaduais e escolas municipais, totalizando 17 locais da área urbana

Ao todo, 10.423 pessoas estão habilitadas para realizar esta etapa do concurso. São professores de 332 cidades, de 22 estados, representando todas as regiões do Brasil . A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, disse que o volume de participantes superou as expectativas do Município, uma vez que a projeção era de cerca de 4.400.

“Esse cálculo obviamente tem oscilações, pois é baseado em concursos anteriores de cenários de outros períodos. Mas, normalmente, levamos em conta que os cargos que exigem formação em nível superior não comportam expectativas mais altas, tendo em vista o nível de especialização exigido. Acreditamos que vários fatores levam a isso, como o fato de que o Município de Londrina é acolhedor para se estabelecer e ter uma carreira, e também porque a administração tem propiciado boas condições de trabalho”, analisou.

"Nossa rede de educação tem uma boa fama e imagem, fornece boas condições de trabalho e remuneração, e Londrina é um lugar excelente para se viver. Tudo isso pesa para este número alto de concorrentes, e esperamos que o concurso tenha todas as suas próximas etapas concluídas com êxito”, completou secretária municipal de Educação, Maria Tereza

LEIA TAMBÉM:

= Mercado para jovens trabalhadoras: mulheres abraçam novas profissões

= Inscrições abertas para concursos: comece 2023 com o pé direito

VAGAS

O concurso oferece 369 vagas para educadores (cargo PEB 01) que atuarão nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Haverá preenchimento direto de vagas e também formação de cadastro de reserva para futuras chamadas, conforme as demandas e necessidades da Educação. Do total de vagas, 313 são para ampla concorrência, 37 para afro-brasileiros e mais 19 para pessoas com deficiência.

No dia das avaliações, as provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas ao mesmo tempo, a partir das 14h. A entrega de títulos, também classificatória, irá ocorrer no andamento dessas atividades. Nas salas de aula, os fiscais escalados passarão nas mesas dos candidatos recolhendo o envelope devidamente lacrado e contendo a documentação exigida no edital, devendo entregar o protocolo de recebimento aos presentes.

A remuneração inicial será de R$ 4.691,09 e inclui salário básico, complementação salarial, gratificação de magistério, assiduidade e auxílio alimentação. A jornada de trabalho semanal tem carga horária de 30h.

Imagem ilustrativa da imagem Dez mil candidatos  devem realizar o concurso para professor em Londrina
| Foto: Reprodução

ORIENTAÇÕES

Bellusci reforçou que os candidatos precisam, antes de ir para a prova, ler o edital atentamente, eliminar os pontos de dúvida, verificar os documentos solicitados (item 10.4 do Edital 142/2022) e imprimir o cartão informativo corretamente. Se possível, indicou ela, é importante ir até o local da prova antes da data do concurso e também separar os materiais necessários.

“Além dos documentos pedidos no edital, cada pessoa deve levar sua caneta esferográfica transparente, lembrando de comparecer ao local de prova munido de documento pessoal com foto. No mais, o candidato nunca deve se ater a coisas que possam limitar o seu desempenho, como a questão da concorrência, por exemplo. Fundamental é focar em si próprio e no seu desejo, e fazer a sua parte”, incentivou.

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informou que vai reforçar as linhas de ônibus que atendem os locais de prova: (Com informações do N.Com)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1