O caminho para entrar em uma universidade pública não é fácil. É preciso foco e determinação para conseguir aquela tão sonhada vaga na graduação por meio do vestibular, mas também é preciso dinheiro, já que cursinhos preparatórios não são baratos e acessíveis para muitas famílias.

Desde 1996, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) oferta o CEPV (Curso Especial Pré-Vestibular). Gratuito e aberto para estudantes de escolas públicas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, o CEPV é a porta de entrada da universidade para muitas pessoas. Nesta última edição do vestibular, cuja primeira chamada foi divulgada no dia 4, 132 alunos do cursinho foram aprovados, o que representa 47% do total.

Comemorando o resultado e ansiosa pela próxima convocação (22 de maio), a coordenadora-geral do CEPV, Rita de Cássia Rodrigues de Oliveira, ressalta que o número de aprovações foi muito superior ao do ano passado, quando 78 alunos entraram nos cursos de graduação da UEL. Segundo ela, o retorno ao ensino presencial auxiliou a obter um resultado positivo na prova. “Participar desse momento do resultado com os nossos estudantes é sempre muito gratificante, comemoramos com quem é aprovado e consolamos os que ainda não foram [aprovados]”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

= Alunos da periferia de Londrina são aprovados em Vestibular da UEL

'SEMPRE QUIS FAZER ENFERMAGEM'

Aprovada em Enfermagem em seu segundo vestibular, Bárbara Biagioni, 19, afirma que ainda não consegue acreditar que será caloura na UEL. Moradora da zona oeste de Londrina, ela frequentou o Colégio Estadual Tsuru Oguido até se formar no Ensino Médio, em 2021. “Eu sempre quis fazer enfermagem na UEL, porque é uma universidade de referência para todo mundo da região. Todo mundo quer estudar lá”, afirma.

Segundo ela, o CEPV desperta ainda mais o sonho da graduação, já que a estrutura fica no campus da universidade. Biagioni conta que ficou sabendo do cursinho por uma prima, que estuda na UEL, e ingressou alguns meses depois de as aulas já terem iniciado, o que ela garante que não foi um problema. “Os professores auxiliaram todos os alunos que entraram depois com a retomada de conteúdo ou revisões; eles estavam ali para ajudar a gente, tanto dentro quanto fora de sala”, destaca.

'TODO ESFORÇO VALEU A PENA'

Também caloura no curso de Enfermagem, Victória Santana da Silva, 18, ressalta que sua família também não tinha condições financeiras para pagar um cursinho. Segundo ela, o CEPV a ajudou a ter a ideia de como seria o momento do vestibular através dos simulados: “Isso me ajudou a fazer uma melhor distribuição do tempo para resolver cada questão", explicou, contando que, ao ver o nome na lista de aprovados, só conseguiu chorar. “O sentimento que ficou foi o de que todo o esforço valeu a pena”, comemora.

Victória Santana da Silva disse que chorou ao ver seu nome na lista de aprovados em Enfermagem
Victória Santana da Silva disse que chorou ao ver seu nome na lista de aprovados em Enfermagem | Foto: Arquivo Pessoal

MOTIVAÇÃO PARA SEGUIR EM FRENTE

Morador de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), Marcelo Oliveira de Alencar, 28, decidiu que queria fazer o curso de Direito durante um trabalho voluntário no Rio Grande do Sul. Quando retornou, uma amiga contou sobre o vestibular da UEL e o CEPV. Segundo ele, os professores faziam de tudo para ajudar cada um dos alunos, o que o motivava a seguir em frente mesmo com o cansaço de trabalhar até as 18h, pegar um ônibus e chegar às 19h para as aulas. Além do conteúdo, ele destaca que os professores ensinavam a fazer a prova e faziam uma imersão do que iria acontecer no dia da prova, o que deixava todo mundo mais preparado para o grande dia.

Marcelo Oliveira de Alencar foi aprovado em Direito: professores faziam de tudo para ajudar os alunos
Marcelo Oliveira de Alencar foi aprovado em Direito: professores faziam de tudo para ajudar os alunos | Foto: Arquivo Pessoal

CALOURO EM DOBRO

Jhuan Pablo Guerreiro Bahia, 20, é morador da zona norte de Londrina e pode se considerar um calouro em dobro: pelo vestibular, conseguiu a aprovação em Psicologia; já pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), conseguiu uma vaga em História. Apaixonado por Medicina, ao longo dos dias no CEPV, ele conta que foi se permitindo conhecer novas áreas, o que o fez seguir o caminho da Psicologia, que é o curso que pretende seguir. Ele ressalta que as conversas com os professores, tanto sobre o vestibular quanto sobre os cursos de graduação, foram momentos legais e importantes para que ele tivesse êxito.

Jhuan Pablo Guerreiro: conversas com os professores foram importantes para o êxito
Jhuan Pablo Guerreiro: conversas com os professores foram importantes para o êxito | Foto: Arquivo Pessoal

DESEJO DE AJUDAR OUTRAS PESSOAS

Em seu primeiro vestibular para Enfermagem, Vivian Vitória Maciel, 18, comemora a aprovação na profissão dos sonhos desde criança. Estudante do Colégio Estadual Prof° Ubedulha Correia de Oliveira, na zona norte de Londrina, ela conta que escolheu a área da saúde pelo desejo de ajudar outras pessoas e para cuidar dos pais durante a velhice. “Eu ia direto do trabalho, chegava cansada, mas as aulas eram tão animadas que me dava ânimo. Eu assistia as aulas e, quando tinha tempo, fazia os exercícios”, conta. Segundo ela, se o cursinho não fosse gratuito e acessível, “talvez eu não tivesse conseguido”.

Vivian Vitória Maciel: se o cursinho não fosse gratuito e acessível, talvez não tivesse conseguido a aprovação
Vivian Vitória Maciel: se o cursinho não fosse gratuito e acessível, talvez não tivesse conseguido a aprovação | Foto: Arquivo Pessoal

AINDA HÁ VAGAS

As aulas do CEPV da UEL para o Vestibular 2024 começaram no dia 25 de abril, mas, de acordo com a equipe do cursinho, ainda há vagas. É necessário ir até a sede do CEPV, que fica próximo ao Colégio Aplicação (atrás do Centro de Educação, Comunicação e Artes), no campus da UEL, ou entrar em contato pelo fone 3371-5680.

Os estudantes passam por uma entrevista sobre as condições socioeconômicas da família, que deve ter uma renda per capita de até dois salários mínimos, e por uma consulta ao histórico escolar, já que o aluno deve ser estudante (ou ter concluído o ensino) de escola pública.

O cursinho fornece as apostilas e as aulas acontecem no período da tarde, das 14h às 17h10; e à noite, das 19h às 22h40. O CEPV conta com uma equipe de 45 estagiários, que são estudantes de cursos de licenciatura e recebem uma bolsa para ministrar as aulas, o que ajuda a promover a formação docente dos futuros profissionais.

A UEL vai realizar a primeira fase do Vestibular 2024 no dia 29 de outubro e a segunda nos dias 26, 27 e 28 de novembro.