Com muita tinta, ovo e farinha, os aprovados no Vestibular 2023 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) comemoraram a divulgação do resultado nesta quinta-feira (4), às 12h, no VestibaFest. A ação é uma parceria entre o Grupo Folha de Londrina e a UEL e foi realizada no Aterro do Lago Igapó. No evento, foi divulgada em primeira mão uma edição especial da Folha de Londrina com os nomes de todos os aprovados, reunindo diversos calouros para comemorar a conquista. Agora, os novos universitários devem fazer a pré-matrícula no Portal do Estudante da UEL.

Com muita tinta, ovo e farinha, os aprovados no Vestibular 2023 da UEL comemoraram a divulgação do resultado
Com muita tinta, ovo e farinha, os aprovados no Vestibular 2023 da UEL comemoraram a divulgação do resultado | Foto: Roberto Custódio

Aprovado em Psicologia, Sérgio Augusto, 19, afirma que a sensação é de ter alcançado um objetivo. “Depois de tanto tempo estudando, a gente pode colher os frutos. Eu não tenho nem palavras, só sei dizer que estou feliz demais”, comemorou. A mãe de Sérgio, Maria Conceição, acompanhou o filho durante os estudos e também foi conferir o resultado junto com ele. Com lágrimas nos olhos, ela contou que a aprovação é um sonho se realizando. “É uma emoção muito grande estar em uma universidade como essa [UEL]. Eu estou muito orgulhosa do meu filho”, afirmou.

Segurando uma moldura para fotos do tão desejado curso de Design de Moda, Lara Crepaldi Ribeiro, 18, conquistou a vaga na sua segunda tentativa. “Quando eu vi o meu nome no jornal, comecei a chorar. Eu estou tremendo até agora”, contou. Ela disse que estudou muito para alcançar a aprovação. “É uma coisa que eu queria desde criança e sei que vou ser muito feliz lá.”

Além dos calouros, muitos veteranos também aguardavam ansiosos a divulgação da lista de aprovados
Além dos calouros, muitos veteranos também aguardavam ansiosos a divulgação da lista de aprovados | Foto: Roberto Custódio

Aprovada em Psicologia, Nara Ferreira, 18, estava acompanhada da mãe, Adriana Ferreira, e da irmã, Milena Ferreira, 20. Nara conta que a aprovação é a realização de um sonho, ainda mais que a irmã já é veterana do curso.

Aprovada em Psicologia, Nara Ferreira, estava acompanhada da mãe, Adriana Ferreira, e da irmã, Milena Ferreira
Aprovada em Psicologia, Nara Ferreira, estava acompanhada da mãe, Adriana Ferreira, e da irmã, Milena Ferreira | Foto: Jéssica Sabbadini

“Eu espero tantas coisas [do curso de Psicologia]”, afirmou. Já Milena, que está no quarto ano do curso, ressalta que é um sonho poder compartilhar o dia a dia na universidade com a irmã mais nova. “A gente decidiu juntas [qual curso fazer], então, por ser mais velha, eu fui aprovada primeiro e agora é a vez dela”, contou. Adriana, mãe das duas jovens, afirmou que a aprovação dupla é a realização de um sonho de toda a família: “agora é só curtir esse momento maravilhoso”.

João Pedro Pinheiro, 17, pôde comemorar a aprovação em Agronomia. “Eu estava muito ansioso e agora tudo se transformou em alegria. Fiz várias provas, estudei em casa e não foi fácil, mas deu tudo certo”, declarou. Silvia Schobiner, mãe de João Pedro, foi comemorar a aprovação junto ao único filho. “Eu estou super emocionada. Eu vim para apoiá-lo se o resultado não fosse o esperado e para comemorar se ele fosse aprovado, mas a notícia foi boa e eu não posso estar mais orgulhosa”, afirmou.

No evento, foi divulgada em primeira mão uma edição especial da Folha de Londrina com os nomes de todos os aprovados
No evento, foi divulgada em primeira mão uma edição especial da Folha de Londrina com os nomes de todos os aprovados | Foto: Roberto Custódio

RECEPÇÃO

Além dos calouros, muitos veteranos também aguardavam ansiosos a divulgação da lista de aprovados. Estudante de Educação Física, Matheus Portela Cardoso, 20, estava presente ali para conferir o resultado no ano passado, mas de outra forma. “Em 2022, eu estava aqui como calouro. A gente fica muito ansioso e quando percebe que está dentro do curso é uma alegria imensa”. Agora como vetereno, garante que o objetivo é explicar um pouco sobre o curso para os calouros.

Nicoly Ternivski, 20, é veterana do curso de Agronomia. “É uma experiência muito divertida recepcionar os calouros e nós já preparamos a ‘ovada’ e a farinha”, contou. Sobre o curso, ela explicou que a primeira semana de aulas é dedicada a esse momento, em que os veteranos contam sobre a rotina e as disciplinas e os calouros podem tirar as dúvidas.

Felipe Daniel Rodrigues, 20, é veterano de Medicina e há três anos participou da festa como calouro. “Foi um dos momentos mais importantes da minha vida.” Agora, como veterano, ele quer fazer com que os calouros já se sintam parte do curso.

A reitora Marta Favaro ressaltou o orgulho de fazer parte da UEL. “Eu fico muito feliz com esse momento de receber vocês [calouros] nos nossos cursos de graduação, que são os melhores do Brasil”, afirma. Sob aplausos, ela desejou boas vindas aos calouros à “melhor universidade estadual do Brasil”.

O VestibaFest é uma realização do Grupo Folha de Londrina com o patrocínio dos colégios Maxi, Sigma e Universitário.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.