Começam oficialmente neste sábado (16) as atividades presenciais do CEPV (Cursinho Pré-vestibular) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) em Assaí (Região Metropolitana de Londrina). O objetivo de preparar uma turma de estudantes do último ano do Ensino Médio para as provas do Vestibular 2024, que serão realizadas em outubro e novembro, além do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano.

As atividades são resultado de convênio estabelecido entre a UEL e a Prefeitura de Assaí. A universidade cederá os instrutores e o material didático, cabendo à prefeitura custear as bolsas mensais e o transporte semanal. Ao todo, serão 11 encontros presenciais realizados aos sábados, que deverão beneficiar diretamente 250 estudantes.

LEIA TAMBÉM:

= FOLHA oferece assinatura digital à comunidade da UEL e busca democratizar informação

= Planejamento é fundamental para quem busca uma aprovação no Enem

= Cursinho gratuito da UEL aprova quase 50% dos estudantes no vestibular

Segundo a reitora da UEL, professora Marta Favaro, a estrutura do CEPV foi solicitada pela prefeitura, considerando a necessidade de oferecer melhores condições para os alunos de Ensino Médio. Em março passado, o prefeito de Assaí, Michel Ângelo Bomtempo, esteve na universidade discutindo a possibilidade de melhorias do ensino público a partir de aulas bilíngue nas escolas locais.

“O impacto em levar essa capacitação do CEPV para Assaí é grande, porque existe uma competência comprovada na preparação dos estudantes para o processo de seleção no ensino superior. Além disso, levar a universidade para o município significa um avanço social importante, na medida que oportunizaremos um processo de formação diferenciada para os estudantes”, definiu a reitora.

Ela acrescentou que a UEL pretende estender o cursinho para outras regiões. O processo está sendo coordenado pela Proex (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade), Procuradoria Jurídica e Administração, considerando uma análise detalhada das necessidades de prefeituras e demais parceiros interessados.

A pró-reitora de Extensão, professora Zilda Andrade, ressalta que o curso preparatório representa uma oportunidade para a universidade ampliar as suas ações extensionistas, atender a uma demanda específica e possibilitar aos estudantes melhores condições para concorrer às vagas no ensino superior, seja por meio de vestibular ou de outras formas, como Enem. Todo o projeto do intensivo é inédito e foi idealizado para atender uma demanda do município.

Uma apostila foi preparada para amparar as aulas, que deverão ser dadas no formato presencial, durante 11 semanas, das 8h às 12h. Em dois encontros, os alunos deverão ter atividades também no período da tarde. A cada sábado será dado um módulo com três até disciplinas.

Toda semana uma equipe de três instrutores e mais um responsável pelo apoio pedagógico se deslocará para Assaí. Além das aulas, os alunos contarão com plantão de dúvidas semanais das matérias. O intensivo prevê um total de 44 h/aula presenciais. Ao final, todos os participantes receberão um certificado expedido pela UEL. (Com informações da Agência UEL)