“Estamos sem energia elétrica. Por favor, se quiser entrar, bater palmas”, diz o aviso ao lado do portão da Escola Municipal Corveta Camaquã, no Parque Alvorada, zona oeste de Londrina. Neste fim de semana, os cabos de fiação elétrica foram furtados e três cápsulas de arma de fogo foram encontradas na unidade. Sem energia, as crianças tiveram aulas no pátio da escola. A Guarda Municipal foi acionada na manhã desta segunda-feira (16) e funcionários da prefeitura tentavam retomar a energia, ainda sem previsão de conclusão dos serviços.

Sem energia, direção teve que improvisar e alguns alunos tiveram aula no pátio
Sem energia, direção teve que improvisar e alguns alunos tiveram aula no pátio | Foto: Lais Taine - Grupo Folha

“Foi um vandalismo, furto de cabos de eletricidade. A escola vem se preparando, desde o ano passado para receber um aparelho de ar-condicionado para cada uma das cinco salas de aula. Foi feita a troca de padrão, cabeamento para a instalação, mas desde que resolvemos fazer, fomos roubados três vezes”, desabafa a diretora da unidade Nívia Pedrosa. Todos os furtos foram neste ano de 2020.

Técnicos que estavam trabalhando no local avaliam que foram levados aproximadamente 20 metros de cabo 70 e 20 metros de cabo 10. Para dar continuidade às atividades, a escola teve que adaptar a rotina, levando alguns alunos para o pátio da unidade. “As aulas estão normais, a merenda servida normalmente, o fluxo segue normal, mas nesse calor é complicado, porque estamos sem os ventiladores e água gelada”, afirma a diretora.

Além da falta de energia, foram encontradas também três cápsulas de arma de fogo no pátio da escola, porém, nenhuma marca de tiro foi encontrada. Os vizinhos comentam que não ouviram disparos e que a região não é violenta, mas que já viram pessoas invadindo a escola para o uso de drogas.

Cerca de 40 metros de cabo foram levados; é o terceiro furto na escola neste ano
Cerca de 40 metros de cabo foram levados; é o terceiro furto na escola neste ano | Foto: Lais Taine - Grupo Folha

Quanto a isso, Pedrosa aponta que a unidade ainda não possui sistemas de segurança que possam minimizar as ações de criminosos. “No momento, a escola não dispõe de dispositivos de segurança, não temos câmeras, alarmes, nada”, afirma. A Guarda Municipal só foi acionada manhã de segunda-feira, quando os primeiros funcionários chegaram e viram a situação.

A escola possui 193 alunos entre 4 e 9 anos distribuídos entre período da manhã e tarde. Pela terceira vez passando pelo mesmo problema, a diretora lamenta a situação. “É bem complicado, a gente chora, me desesperei”, conta. A escola não vai paralisar as atividades, porém ainda não se tem previsão para a regularização do funcionamento.

A reportagem tentou contato com a secretaria de Defesa Social, mas não obteve retorno.

OUTRA OCORRÊNCIA

A Escola Municipal David Dequech, no jardim Ouro Verde, zona norte, também foi visitada por criminosos nesse fim de semana. Agendes da central de comunicação e monitoramento da Guarda Municipal de Londrina visualizaram uma tentativa de roubo dentro da unidade, na madrugada de sábado (14). As câmeras de segurança flagraram o suspeito arrombando uma das portas da escola.

A central comunicou a viatura GMUC (Guarda Municipal Urbana Comunitária), que realizava o patrulhamento preventivo naquela área. No local, os guardas encontraram o homem tentando sair da escola com vários fio elétricos e um alicate de tamanho grande. Após a abordagem, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a central de flagrantes. Ele ficou detido por furto qualificado.

LEIA MAIS:

UEL suspende aulas da graduação e pós-graduação a partir desta terça

Sensação de medo com coronavírus leva londrinenses para unidades de saúde