Crianças e adolescentes poderão se vacinar sem agendamento no sábado
Quatro locais em Londrina ficarão abertos das 8h às 17h; objetivo é aumentar cobertura vacinal deste público contra a Covid-19
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 16 de março de 2022
Quatro locais em Londrina ficarão abertos das 8h às 17h; objetivo é aumentar cobertura vacinal deste público contra a Covid-19
Pedro Marconi - Grupo Folha
A secretaria municipal de Saúde de Londrina vai realizar uma ação no sábado (19) para vacinação contra a Covid-19 de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em quatro locais. Irão abrir das 8h às 17h para aplicação de doses neste público as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Panissa e Padovani, nas zonas oeste e norte, respectivamente, e as escolas municipais Maria Cândido Peixoto, no Santa Fé, zona leste, e Professora Tereza Canhadas Bertan, no União da Vitória, sul.
Não será necessário agendamento e nem ter cadastro prévio aprovado, com a imunização acontecendo por livre demanda. A meta é vacinar, pelo menos, duas mil pessoas nestes locais no fim de semana. Segundo o secretário municipal de Saúde, os pontos foram escolhidos a partir da necessidade observada em levantamento feito pela pasta e pela secretaria municipal de Educação.
“Com o retorno às aulas percebemos que no dia a dia algumas crianças não tinham se vacinado, seja por dificuldade de acesso, falta de CPF. Os locais definidos têm alta vulnerabilidade, vimos a dificuldade de locomoção da população para outros lugares e até mesmo dificuldade de conexão com a internet”, destacou. Na região norte, um ônibus ficará à disposição no jardim São Jorge e na ocupação do Aparecidinha para levar os moradores até o posto de saúde do Padovani.
Londrina já vacinou com uma dose 22.472 crianças e 35.992 adolescentes. A cobertura vacinal em relação ao número de cadastrados é de 94,5% entre os londrinenses de 12 a 17 anos e de 71% entre aqueles de cinco a 11 anos.
LEIA TAMBÉM:
- Máscaras caindo - O fim do uso de proteção facial
UNIDADES VACINADORAS
A partir da próxima segunda-feira (21), as unidades Alvorada (zona oeste) e Eldorado (zona leste) vão deixar de vacinar contra a Covid-19 para retornar aos atendimentos normais, de atenção básica. Com isso, a cidade terá três locais para imunização: o Centro de Imunização da Zona Norte, a UBS Ouro Branco (zona sul) e o posto do jardim do Sol (zona oeste).
“Temos percebido uma baixa adesão num contexto geral de vacinação, muito por conta de estarmos chegando num momento de cobertura (total) próxima a 90% e pela situação da pandemia, que começa a melhorar e as pessoas deixam o senso de urgência de lado. Vivemos isso em dezembro e janeiro, quando começou a aumentar os casos, foi aquele corre-corre. Hoje temos cerca de 700 vagas (para vacinação) sobrando por dia”, justificou Machado.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.