A secretaria municipal de Saúde de Londrina vai realizar uma ação no sábado (19) para vacinação contra a Covid-19 de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em quatro locais. Irão abrir das 8h às 17h para aplicação de doses neste público as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Panissa e Padovani, nas zonas oeste e norte, respectivamente, e as escolas municipais Maria Cândido Peixoto, no Santa Fé, zona leste, e Professora Tereza Canhadas Bertan, no União da Vitória, sul.

Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Felippe Machado, durante coletiva de imprensa
Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Felippe Machado, durante coletiva de imprensa | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Não será necessário agendamento e nem ter cadastro prévio aprovado, com a imunização acontecendo por livre demanda. A meta é vacinar, pelo menos, duas mil pessoas nestes locais no fim de semana. Segundo o secretário municipal de Saúde, os pontos foram escolhidos a partir da necessidade observada em levantamento feito pela pasta e pela secretaria municipal de Educação.

“Com o retorno às aulas percebemos que no dia a dia algumas crianças não tinham se vacinado, seja por dificuldade de acesso, falta de CPF. Os locais definidos têm alta vulnerabilidade, vimos a dificuldade de locomoção da população para outros lugares e até mesmo dificuldade de conexão com a internet”, destacou. Na região norte, um ônibus ficará à disposição no jardim São Jorge e na ocupação do Aparecidinha para levar os moradores até o posto de saúde do Padovani.

Imagem ilustrativa da imagem Crianças e adolescentes poderão se vacinar sem agendamento no sábado
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Londrina já vacinou com uma dose 22.472 crianças e 35.992 adolescentes. A cobertura vacinal em relação ao número de cadastrados é de 94,5% entre os londrinenses de 12 a 17 anos e de 71% entre aqueles de cinco a 11 anos.

LEIA TAMBÉM:

- Máscaras caindo - O fim do uso de proteção facial

UNIDADES VACINADORAS

A partir da próxima segunda-feira (21), as unidades Alvorada (zona oeste) e Eldorado (zona leste) vão deixar de vacinar contra a Covid-19 para retornar aos atendimentos normais, de atenção básica. Com isso, a cidade terá três locais para imunização: o Centro de Imunização da Zona Norte, a UBS Ouro Branco (zona sul) e o posto do jardim do Sol (zona oeste).

“Temos percebido uma baixa adesão num contexto geral de vacinação, muito por conta de estarmos chegando num momento de cobertura (total) próxima a 90% e pela situação da pandemia, que começa a melhorar e as pessoas deixam o senso de urgência de lado. Vivemos isso em dezembro e janeiro, quando começou a aumentar os casos, foi aquele corre-corre. Hoje temos cerca de 700 vagas (para vacinação) sobrando por dia”, justificou Machado.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.