Covid-19: Londrina tem mais dois óbitos e 190 novas confirmações
PUBLICAÇÃO
sábado, 26 de setembro de 2020
Laís Taine - Grupo Folha 
O novo boletim com os dados da Covid-19 em Londrina apresentou mais dois óbitos e 190 novas confirmações neste sábado (26). Com o novo índice, a cidade chega a 249 vítimas e 9.768 pessoas que passaram pela infecção desde o início da pandemia. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

Uma das vítimas é um homem de 74 anos, internado em hospital público há duas semanas, no dia 12 de setembro, com swab positivo para coronavírus no dia 10. O paciente tinha comorbidades e o óbito foi registrado na sexta-feira (25).
A outra vítima também se trata de um homem, de 89 anos, que estava internado em hospital público desde o dia 29 de agosto, com swab positivo para coronavírus três dias antes da sua internação. Paciente tinha doenças associadas e teve o óbito registrado na sexta-feira (25).
CASOS ATIVOS
Atualmente, 425 londrinenses estão com a infecção em fase ativa, ou seja, em período de transmissão. Desses, 345 estão em isolamento domiciliar e 80 estão hospitalizados, sendo 41 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 39 em enfermaria.
HOSPITAIS
A taxa de ocupação dos leitos de atendimento geral na cidade, somando SUS e hospital privado, está em 47% nas enfermarias, 67% nas UTIs adultas e 56% nas UTIs pediátricas. As vagas exclusivas para pacientes com Covid-19, a taxa está em 31% na enfermaria, 65% UTI adulta e 7% UTI pediátrica.
RECORDE
Conforme já apontado pela FOLHA, setembro é o mês com maior número de mortes na cidade. Desde o dia 1º até este sábado (26), foram 79 mortes registradas. O número é 64% maior que o mês anterior, que contabilizou 48 óbitos, e mais que o dobro do mês de julho, que obteve 36 vítimas da Covid-19.
‘CINCÃO’
Os Cinco Conjuntos, na região Norte de Londrina, é o território com maior número de casos confirmados da cidade. Desde o início da pandemia, 527 moradores do local já tiveram teste positivo para a infecção. O Centro Histórico é o segundo território com maior número de confirmações, com 488 testes positivos no local.
SINTOMAS MAIS COMUNS
Entre os pacientes que tiveram a confirmação da infecção, 75% mencionaram ter tido febre e 74% apontaram tosse. Dificuldade respiratória é o terceiro sintoma mais comum, presente em 60% dos casos. Outros sintomas indicados foram: desconforto respiratório (44%), dor de garganta (17%), dores musculares (14%) e dores de cabeça (13%).


