O Conselho Deliberativo e Fiscal da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) aprovou um reajuste de 5,56% na tabela de valores do órgão, que engloba diversos serviços funerários, como assistência funeral, preparação de corpos e locação de capelas mortuárias. Para chegar ao percentual, foi considerado o índice do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) entre outubro de 2019 e dezembro de 2020.

Imagem ilustrativa da imagem Conselho da Acesf aprova reajuste de serviços funerários
| Foto: Roberto Custódio

A reunião aconteceu na última quinta-feira (25). Conforme a ata, a Secretaria Municipal de Fazenda e a Controladoria-Geral do Município foram consultadas sobre a alteração, mas "não houve dúvidas com relação ao índice aplicado para alteração da tabela". Além da Acesf, o conselho conta com representantes de outras secretarias, como a Saúde e Assistência Social. Veja o documento na íntegra:

Imagem ilustrativa da imagem Conselho da Acesf aprova reajuste de serviços funerários
| Foto: Reprodução/Portal Prefeitura de Londrina

"Ainda não tem nada decidido. Isso depende do prefeito. Na semana que vem posso ter uma novidade", explicou o superintendente da pasta, Péricles Deliberador. Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina ficou de verificar qual seria a decisão de Marcelo Belinati (PP). Somente após o aval do pepista e a publicação em Diário Oficial é que os novos valores começariam a valer.

Deliberador acredita que o reajuste é "insignificante" pelos 12 meses pesquisados. Segundo ele, é uma forma de contornar o aumento dos produtos utilizados no meio funerário, fenômeno provocado pela pandemia da Covid-19. "Uma caixa com 100 luvas, por exemplo, custava R$ 17, mas hoje pagamos R$ 87. Tudo subiu. Estamos com muitas dificuldades", comentou.

Na semana passada, a FOLHA mostrou que o crescimento de mortes pelo coronavírus, além dos atendimentos de outros casos, tem sobrecarregado a Acesf. A repórter Laís Taine informou nesta matéria que Londrina registrou 715 mortes a mais do que em 2020. A média de 17 atendimentos por dia em 2019 subiu para 19 em 2020, mas em março de 2021 a média é de 29 óbitos diários. A autarquia tem 114 servidores concursados.