Depois de uma semana conturbada na rede de atendimento aos casos de Covid e gripe no município, a reportagem da FOLHA foi até as unidades de saúde que estão abertas neste domingo (23) verificar o movimento e as filas.

No PA (Pronto Atendimento) do jardim Leonor (zona oeste), que está desde a última quinta-feira (20) funcionando 24h exclusivamente para sintomas respiratórios, o tempo de espera para atendimento durante a tarde era de duas horas e meia a três horas.

Depois que os pais positivaram, a estudante Gabriela Manduca decidiu se testar, mesmo sem estar com sintomas. Ela chegou ao PA do Leonor perto das 13h e, às 15h30, ainda não havia realizado o teste. "Fui chamada agora pouco para a triagem, mas vou ter que esperar de novo", conta.

Apesar das poucas pessoas do lado de fora, parte interna do PA Leonor estava cheio
Apesar das poucas pessoas do lado de fora, parte interna do PA Leonor estava cheio | Foto: fotos: Isabella Alonso Panho

Na outra unidade de saúde aberta neste domingo, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará, também na região oeste, o tempo de espera era praticamente o mesmo. Na tenda destinada à espera dos pacientes, contudo, sobravam lugares. Muitas pessoas aguardavam ser chamadas em outros pontos da UPA, nas muretas e cadeiras próximas do prédio.

Confira o boletim atualizado da pandemia na cidade

Segundo a assessoria de imprensa do município, o tempo de espera ainda está dentro do que se esperava para o sábado (22) e o domingo (23). Felippe Machado, secretário de Saúde de Londrina, pondera que "o movimento está muito menor que nos dias da semana. Até as 14h, o PA do Leonor e a UPA do Sabará estavam praticamente sem tempo de espera".

A informação de Machado é confirmada por Manduca: "Mas meus pais vieram aqui cedo e não esperaram muito. Mas agora está cheio, bem cheio lá dentro". Em novo contato com a reportagem, estudante informou que foi atendida só perto das quatro da tarde, totalizando três horas de espera.

Segundo uma estatística publicada pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, as unidades respiratórias atenderam 4.118 e 5.338 pessoas na primeira e segunda semanas do ano, respectivamente. Entre os meses de novembro e dezembro de 2021, a média de atendimento era de 1.426 fichas abertas por semana. Esse número foi subindo aos poucos, atingindo a marca de 2.243 atendimentos na última semana do ano.

Em virtude dessa explosão de casos, desde a última quinta-feira (20) as unidades que atendem sintomas respiratórios foram ampliadas. Confira como está atendimento em Londrina:

FUNCIONAMENTO 24H

PA JD. LEONOR - Rua Aroeira, n. 284

UPA JD. SABARÁ - Av. Arthur Thomas, n. 2.390

DAS 7H ÀS 19H

UBS VILA RICARDO - Rua Rosa Branca, n. 300

UBS VILA CASONI - Av. Dez de Dezembro, n. 580

UBS CHEFE NEWTON - Rua Café Bourbon, n. 730

UBS GUANABARA - Rua Montevideo, n. 605

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1