Imagem ilustrativa da imagem Confira mudanças no atendimento da Saúde em Arapongas
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

Arapongas - A partir desta quarta-feira (14), todos os atendimentos ao público infantil (crianças de 0 a 12 anos) - que eram realizados no 24 Horas “Alberto Esper Kallas”, na Vila Industrial – passam a acontecer exclusivamente no prédio do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, na rua Atingau (ao lado da UPA 24 Horas), em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). O 24 Horas é destinado aos pacientes adultos sem qualquer sintoma da Covid-19.

A UPA 24 Horas, situada no Jardim Caravelle, permanece com a Ala Covid-19 – exclusivamente para os atendimentos aos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. A unidade conta também com a Ala Não Covid-19 – para os demais pacientes que necessitarem de atendimentos, entre eles, situações de urgência para vítimas de trauma.

A testagem para Covid-19, que antes era realizada no Laboratório Municipal de Análises Clínicas passa a ser realizada diretamente na Vigilância Epidemiológica – CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), na rua Marabu, 656, Centro. É preciso realizar agendamento para esse serviço. “As mudanças visam possibilitar maior privacidade aos atendimentos infantis, que serão no Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Isso aumenta também a capacidade dos atendimentos clínicos aos pacientes que não apresentam sintomas respiratórios, e que possam ser atendidos no 24 Horas Alberto Esper Kallas. Além disso, o local onde serão atendidas as crianças é totalmente independente da UPA do Jardim Caravelle, com estrutura ampla, contando com sala de emergência, sala de observação e medicação, e contará com dois médicos pediatras”, explica o superintendente médico Fernando Marques.

Leia também:

Vacinação contra Covid em Arapongas: confira o cronograma

Outono: temperaturas mais amenas e risco de doenças respiratórias

Qual máscara usar: de tecido, cirúrgica ou PFF2?

CAMPANHA CONTRA GRIPE

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que segue até o dia 9 de julho, é realizada em oito Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades Jaime de Lima e nos três Pronto Atendimento 18 Horas (nos conjuntos Flamingos, Palmares e Petrópolis). “Em alguns desses locais, é necessário o agendamento, para evitarmos aglomerações. Já em outros locais os atendimentos serão por ordem de chegada. Como estamos também em período de imunização contra a Covid-19, foi feita uma inversão na ordem dos grupos prioritários para a vacina da gripe – conforme determinação nacional. Os idosos, por exemplo, tomarão a vacina da gripe na segunda etapa, tendo em vista, que no momento estão tomando a vacina contra a Covid-19. ”, explica o secretário Moacir Paludetto Jr.

Nesta primeira etapa, até 10 de maio, estão sendo imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas – até 45 dias pós-parto, povos indígenas, trabalhadores da saúde.

De 11 de maio a 8 de junho a vacinação será destinada aos idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas. E de 9 de junho a 9 de julho serão vacinadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medias socioeducativas. (Com informações da prefeitura municipal)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1