São Paulo - Dar banho no pet em casa pode um momento divertido e cheio de carinho. É nessa situação também que o tutor pode checar se pele, ouvidos e até dentes do animal. Mas são necessários alguns cuidados. Tem cachorro que sempre se esconde na hora do banho, aqueles que não param quietos e outros que tentam escapar do tutor ainda com o pelo molhado.

Imagem ilustrativa da imagem Como dar banho no pet?
| Foto: iStock

Confira orientações de Larissa Lima, veterinária e coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin para dar banho no peludo.

1. Antes de tudo: familiarize seu pet com a água! Comece molhando com uma esponja, se ele agir com hostilidade pare e tente outro dia até o pet aceitar a água de forma tranquila

2. É importante escovar o pelo para tirar todos os nós antes de molhar, só depois aplique o xampu. Tome cuidado para não atingir os olhos e ouvidos.

3. Deixe o produto agir por alguns minutos e enxágue bem com água. A dica é deixar a lavagem da cabeça por último, já que o pet provavelmente a agitará para secá-la.

LEIA TAMBÉM:

- Centro de Bem-Estar Animal em Londrina funcionará como 'casa de passagem'

- Encarando o frio com os pets

4. Após o banho, enxugue bem o pet em um local aquecido -feche as janelas. É possível utilizar um secador de cabelo, mas escove o pelo enquanto seca e utilize temperatura morna para a secagem.

5. A periodicidade dos banhos pode variar de acordo com o animal. Pelos longos exigem maior frequência de banhos e escovação do que pelos curtos. No caso dos gatos, o banho é importante para manter a higiene dos felinos de pelo longo e médio sempre que necessário, por isso, é uma boa ideia familiarizar seu gato com o banho desde cedo.

As dicas foram reunidas pela Fisher-Price, que está lançando uma linha de higiene para cães e gatos, com xampu, condicionador e tolha umedecida.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1