As obras públicas em Londrina continuam sendo executadas neste período de pandemia do novo coronavírus. Mesmo antes dos setores da construção civil e indústrias serem liberados, um decreto municipal já havia permitido o andamento de intervenção de mobilidade urbana, educação e assistência social. No caso dos trabalhos relacionados ao trânsito, o tempo com menor circulação de pessoas por conta do isolamento social foi utilizado pelas empresas para adiantar as atividades.

Imagem ilustrativa da imagem Com menos circulação de carros, obras de mobilidade avançam em Londrina

Na reconstrução da pavimentação da avenida Leste-Oeste, o cronograma foi adiantado para que o trecho próximo do Terminal Central, que é de intenso movimento, recebesse serviços nestas últimas semanas. “Mudamos o cronograma pela facilidade de ter menos trânsito e pessoas circulando. Os operários estão atuando da rua Guaporé até a avenida Duque de Caxias, com recomposição completa da via”, apontou João Verçosa, secretário municipal de Obras de Pavimentação.

LEIA TAMBÉM:

Londrina registra quinta morte por Covid-19

Máscaras passam a ser obrigatórias em Cornélio e desrespeito pode dar detenção e multa

A rua Acre, que tinha paralelepípedo, recebeu pavimentação. Concomitantemente, outra frente está atuando na região da rotatória da avenida Rio Branco, no sentido aos bairros da zona oeste. Com a expectativa do retorno do comércio no início da próxima semana, Verçosa garantiu que a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vai agir para minimizar os impactos no trânsito, inclusive, com desvios, se for necessário. “É complicado, mas uma hora teria que executar este trecho (perto do terminal). A empresa está sendo ágil.”

VIADUTO

No início da avenida Leste-Oeste, no cruzamento com a Dez de Dezembro, a obra de construção do viaduto também segue normalmente. Faltando praticamente um mês para a entrega da edificação, uma apuração da prefeitura indica a conclusão de quase 75% de execução. Verçosa disse acreditar que a finalização será dentro do prazo estipulado no último aditivo concedido pelo poder público, em 15 de maio.

“Estão sendo finalizadas as rampas de acesso, que é de terra armada, uma parte da contenção. À medida que esta estrutura está avançando será concretada e vai liberar para pavimentação das rampas de acesso e o viaduto em si. A jardinagem vem sendo feita ao mesmo tempo. Começaram a instalar a iluminação em cima do viaduto”, elencou. A iluminação ornamental que ficará na parte de baixo da estrutura, comprada na China, ainda não chegou.

FRANCISCO GABRIEL ARRUDA

Na zona norte da cidade, novas interdições foram promovidas nos últimos dias por causa da troca de pavimentação e galerias pluviais na avenida Francisco Gabriel Arruda. O trecho da via entre a avenida Alexandre Santoro e a rua George Marcelino foi interditado. Já entre as avenidas Saul Elkind e Alexandre Santoro o fluxo de veículos está em meia pista.

A partir da rua George Marcelino, no sentido norte-sul, o trânsito foi liberado de maneira definitiva. Da rotatória da avenida das Nações até a rua George Marcelino, o trânsito vai ficar em sentido único provisoriamente. “A pista que falta fazer não é reconstrução, mas tirar a capa asfáltica existente para colocar outra, o que é mais rápido. Nestas últimas semanas foi possível recuperar os atrasos do cronograma”, destacou.

FISCALIZAÇÃO

De acordo com o secretário João Verçosa, a fiscalização de Obras e Pavimentação não foi prejudicada em razão da pandemia de coronavírus. “Da nossa estrutura, a maior parte está trabalhando em home office. Os servidores do grupo de risco foram dispensados e temos poucos em serviços internos, como liberar medição, parte de documentação mais burocrática e os fiscais, que precisam ir na obra, até para medir e podermos fazer a liberação do recurso”, explicou.

As empresas com contratos de obras com o município foram orientadas a seguir medidas de prevenção e higiene, como disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre os operários e refeições sem aglomerações. A pasta ainda informou que as empreiteiras não têm relatado dificuldades para conseguir insumos.

Imagem ilustrativa da imagem Com menos circulação de carros, obras de mobilidade avançam em Londrina
| Foto: Folha Arte