O Clube das Mães Unidas, uma OSC (Organização da Sociedade Civil) localizada na zona leste de Londrina, poderá oferecer 500 vagas mensais nos 25 cursos profissionalizantes gratuitos e receberá R$ 721 mil por ano por parte da Prefeitura de Londrina. A assinatura da ampliação do termo de colaboração entre a OSC e a prefeitura municipal foi realizada na semana passada. Antes da ampliação, a instituição conseguia ofertar 250 vagas mensais e recebia o equivalente a R$ 224 mil anualmente.

Imagem ilustrativa da imagem Clube das Mães Unidas poderá oferecer 500 vagas em cursos profissionalizantes
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

Entre os cursos de qualificação desenvolvidos pelo Clube das Mães Unidas há o de cuidador de idoso, padaria, confeitaria básica, decoração de bolos, salgados, doces personalizados, cozinha funcional, de massas, marmitaria, pães artesanais, cabelereiro, barbeiro, alongamento de cílios, unhas em gel, manicure, pedicure, depilação, massagem relaxante, costura doméstica (corte e costura), costura industrial, informática básica e avançada Todos são oferecidos gratuitamente para a população.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, todos os dias são divulgadas centenas de vagas de emprego em Londrina e o que se percebe é a falta de qualificação profissional que os empregadores precisam. “Esse é nosso objetivo com as parcerias como o Clube das Mães Unidas, queremos que as mulheres tenham qualificação profissional e que isso possibilite a elas uma vaga no mercado de trabalho e geração de renda”, explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Clube das Mães Unidas poderá oferecer 500 vagas em cursos profissionalizantes
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

A organização existe há 41 anos em Londrina e conta com o apoio financeiro da Prefeitura de Londrina há 15 anos. “O convênio com a Prefeitura cobre quase todo o valor de custo que temos e o que falta nós vamos atrás dos empresários, de convênios, fazemos promoções e outras ações. Já estamos conversando com outras pessoas para trazermos outros cursos para cá”, contou o presidente da OSC Clube das Mães Unidas, Carlos Alberto Souza e Silva.

RETORNO

Silva também disse que muitas pessoas conseguem mudar de vida depois de se tornarem profissionais especializados com as qualificações recebidas gratuitamente. "Uma boa parte dos cabeleireiros e padeiros da nossa cidade saíram daqui e temos casos em que algumas pessoas voltaram para dar aulas em forma de agradecimento. Em um curso de mesa posta, por exemplo, uma aluna e a mãe dela mudarem de vida e, ano passado, a filha voltou para dar aulas gratuitas e este ano já está marcada para dar o curso novamente. Isso é muito gratificante para nós”, relatou.

FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Além dos cursos profissionalizantes, o Clube das Mães Unidas é responsável por um serviço de fortalecimento de vínculos, que atende 80 crianças e adolescentes de 7 a 13 anos, com atividades no contraturno. Os jovens participam de aulas de música, informática, yoga e outras, durante o período matutino e vespertino. Os interessados em saber mais sobre os trabalhos e cursos desenvolvidos pela instituição podem acessar o site https://clubedasmaesunidas.org.br/. (Com informações do N.Com)

****

.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1