Em dois grupos, ciclistas pedalaram pelo trecho que conta com ciclofaixa na Ayrton Senna
Em dois grupos, ciclistas pedalaram pelo trecho que conta com ciclofaixa na Ayrton Senna | Foto: Pedro Marconi/Grupo Folha

Dezenas de ciclistas fizeram um ato na noite desta quarta-feira (9) na zona sul de Londrina para chamar atenção para a necessidade da cidade ter mais ciclovias e ciclofaixas e que se interliguem. Atualmente, a cidade tem 36 quilômetros de vias exclusivas para quem pedala, além de outras seis em execução, entretanto, poucas são as que têm algum tipo de ligação. O ato foi organizado após o anúncio de que a ciclofaixa da avenida Ayrton Senna será retirada para a criação de uma nova faixa destinada aos veículos.

Os ciclistas se reuniram no Aterro do Lago Igapó por volta das 18h30 e cerca de 40 minutos depois foram para a ciclofaixa da Ayrton Senna. A intenção foi mostrar que Londrina tem público para utilizar este espaço. Em dois grupos, eles percorreram algumas vezes o trecho que conta com a ciclofaixa na avenida. “Não é um contra o outro”, a “bicicleta é para desafogar o trânsito”, “ciclovia não atrapalha, ajuda”, foram algumas das palavras deliberadas por vários membros do grupo enquanto se concentraram.

Grupo se concentrou no Aterro do Lago Igapó
Grupo se concentrou no Aterro do Lago Igapó | Foto: Pedro Marconi/Grupo Folha

Os participantes do ato se mobilizaram, principalmente, pelas redes sociais, como grupos de WhatsApp. “É um encontro das bikes. Estamos aqui para mostrar que tem pessoas que utilizam a bicicleta na cidade, que pedalam nas ciclovias. Com isso, queremos procurar um diálogo com o poder público e comunidade em geral para realmente existir um olhar para a bike e pensar numa mobilidade urbana de verdade”, destacou Luciano Pagliarini, integrante do grupo.

A mobilização se intensificou há um mês, quando alguns ciclistas se reuniram com representantes do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina). Na ocasião, receberam a informação sobre o fim da ciclofaixa na Ayrton Senna. “Cidades pelo mundo todo estão construindo ciclovias e nós estamos retirando uma. Disso veio algumas indagações: vamos conquistar mais espaço? Retirando esta virá outra na Gleba Palhano? Vão ligar a que tem na Aminthas de Barros na Paranaguá? É fácil falar que não tem ciclistas aqui (na avenida Ayrton Senna), porém, falta ligação.”

A ciclofaixa na Ayrton Senna tem cerca de um quilômetro e foi instalada em 2015, como contrapartida em razão da instalação de um shopping na região, que é um polo gerador de tráfego. Além da retirada desta via exclusiva a bike, o projeto do Ippul enviado à secretaria municipal de Obras e Pavimentação ainda prevê a diminuição da rotatória no cruzamento com a rua Ernani Lacerda de Athayde e extinção de algumas vagas de estacionamento. O projeto está em fase de orçamento para viabilidade.

Um membro da Logit, empresa responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana de Londrina, esteve no ato, ressaltou a importância da pesquisa e convidou os ciclistas a participarem de uma audiência pública que irá apresentar diagnósticos do plano. A reunião aberta vai ocorrer em 26 de outubro, no período da manhã, na sede do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina).