Em pouco mais de um ano e três meses de funcionamento, o Cemsa (Centro Municipal de Saúde Animal) de Apucarana (Centro-Norte) foi responsável por 1.232 castrações, 1.156 resgates e distribuição de 24 toneladas de ração para protetores. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (26) pela prefeitura municipal.

O Cemsa foi implantado em abril de 2021, com a transformação do Canil Municipal, e passou a ofertas mais serviços. Mensalmente protetores de cães e gatos recebem gratuitamente ração, uma equipe fica de prontidão para o resgate de animais feridos e casos graves são encaminhados para uma clínica especializada. Além disso, foi implantado um canal para denúncias de maus tratos e o serviço de castrações foi aperfeiçoado com a implantação de um escritório de agendamento na área central da cidade.

“As castrações acontecem de segunda a sexta-feira, no período das 12h30 às 16h. O serviço é destinado exclusivamente para pessoas de baixa renda, que devem comprovar essa situação procurando o Centro de Referência da Assistência Social mais próximo da sua casa”, orienta Thaísa Soethe, médica-veterinária responsável pelo serviço no Cemsa.

Como o Centro Municipal fica na saída para o Contorno Sul, o programa conta com um escritório de agendamento, localizada na área central, na Praça Valmor Santos Giavarina. “Além de orientações, neste espaço é feito o agendamento das castrações. Ao conseguir o comprovante de baixa renda no Cras, a pessoa deve ir até o escritório para agendar o procedimento”, explica Soethe. O escritório funciona de segunda a sexta, das 8 às 11h e das 13 às 17h.

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Com relação à distribuição mensal de ração, são atendidos 32 protetores de animais. "Para ser atendido, o protetor deve cuidar de pelo menos 15 animais, mas temos casos de pessoas que têm até 90 animais”, afirma o médico-veterinário João Pedro Correa, diretor do Cemsa. De acordo com ele, as cotas de ração fornecidas variam de acordo com a quantidade de animais.

SERVIÇO DE RESGATE

O Centro Municipal de Saúde Animal possui um veículo van e um funcionário que ficam à disposição para fazer o resgate de animais nas ruas. “Isso para chamados que envolvem animais errantes e que não possuam tutor. São situações de atropelamento ou animais que estejam muito debilitados, em que é necessário atendimento médico-veterinário com urgência”, observa o diretor. Algumas pessoas, invés de acionar o serviço de resgate, optam por levar o animal ferido diretamente no Cemsa.

DENÚNCIAS

O programa disponibiliza um número de WhatsApp (99626-3680) para receber denúncias de maus-tratos a animais. “Já recebemos 768 denúncias, sendo que a maior parte delas está relacionada com o abandono de animais. Muitas famílias mudam para outra cidade e deixam o animal na casa. Sendo um animal saudável, é necessário identificar o autor do abandono e registrar um Boletim de Ocorrência, pois isso configura um crime”, explicam os fiscais de maus-tratos, Ilton Nogueira e Rodrigo Rocateli, acrescentando que o canal permite que o denunciante envie fotos e vídeos.

ADOÇÃO

O espaço do Cemsa conta com um canil com 170 cães e um “gatio” com cerca de 80 felinos. “Periodicamente, postamos fotos dos animais nas redes sociais e muitas pessoas vêm para fazer a adoção", conta o diretor.

SERVIÇO

Além do número que é específico para denúncias, os serviços do Centro Municipal de Saúde Animal podem ser acionados durante a semana pelo telefone 3901-1051, das 8 às 18h. “Também mantemos o atendimento de plantão das 18 às 20 horas e também nos feriados e finais de semana, através do número 99967-0045”, informa o diretor. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

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