Imagem ilustrativa da imagem Católicos participam de Via Crucis em Londrina
| Foto: Marcos Roman - Grupo Folha

Centenas de católicos participaram da Via Sacra promovida pelo Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Londrina, na manhã desta Sexta-Feira Santa (15). A procissão teve início por volta das 9 horas e percorreu diversas ruas da Vila Nova (região central). O evento integra a programação da Paixão de Cristo.

Antes da saída da Via Sacra, os fiéis participaram de uma pequena cerimônia conduzida pelo padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, e assistiram a uma peça de teatro que reviveu o episódio da crucificação de Jesus Cristo. A encenação teve início às 8h30 e foi realizada por alunos da catequese do Santuário localizado na Vila Nova.. “Através da Via Sacra lembramos os últimos passos de Jesus. No sofrimento do carregar a cruz, lembramos as pessoas de suportar o sofrimento para a salvação. Na sequência, vem a morte e a entrega à figura de Maria, que é aquela que protege a igreja. Depois, no fim, temos a ressurreição de Jesus Cristo. É uma forma penitencial de relembrarmos o valor da fé em nossas vidas, principalmente nos momentos de sofrimento”, afirmou o pároco.

Imagem ilustrativa da imagem Católicos participam de Via Crucis em Londrina
| Foto: Marcos Roman - Grupo Folha

“Acho importante celebrar esse momento e reverenciar Jesus Cristo, que deu a vida para garantir a nossa salvação. A Via Crucis é um momento muito importante para todos nós, católicos”, ressaltou a aposentada Maria Alice Ferreira, que acompanhou a procissão ao lado do esposo Mário, e das duas filhas do casal. “A Sexta-feira Santa não é um feriado qualquer. É um dia de reflexões sobre como podemos mudar atitudes erradas e nos convertermos no amor de Cristo. Participar dessa procissão é um ato de fé e de esperança”, destacou o vendedor Fernando Soares de Almeida.

Imagem ilustrativa da imagem Católicos participam de Via Crucis em Londrina
| Foto: Marcos Roman - Grupo Folha

As celebrações religiosas do feriado da Paixão de Cristo prosseguem no período da tarde. “Hoje, nós já iniciamos a programação às cinco horas da manhã com a Adoração das Pastorais. À tarde, às 15 horas, nós teremos a Celebração da Paixão na aqui na igreja e, logo em seguida, a tradicional Procissão do Senhor Morto, seguida do sepultamento de Jesus Cristo. No sábado (16), às 19 horas, acontece Vigília da Páscoa. E, no domingo de Páscoa (17), às 8h30, teremos a Procissão do Encontro, seguida de uma missa. Lembrando que nesse dia não haverá as missas das 7h nem das 11h. Já as missas da tarde – 16h e 18h30 – estão mantidas”, informou o pároco do Santuário.

Leia mais: Fiéis celebram Tríduo Pascoal e Páscoa com fé e sem restrições

Padre Rodolfo aproveitou a oportunidade para deixar aos fiéis uma mensagem de Páscoa. “A mensagem pra esse ano é que Cristo sendo nossa esperança, sempre estará junto conosco. Nunca nos abandonará e nós estaremos sempre contando com a presença de Deus. Ao refazermos os últimos passos da vida de Jesus Cristo na Via Crucis, nós antecipamos o gesto que vai acontecer conosco, que é a nossa a nossa ressurreição. E passar por esse tempo nos faz refletir sobre a conduta de nossas vidas, como que nós estamos conduzindo e como isso pode ser modificado? Como nós podemos modificar pra também essa salvação?”, enfatiza o reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Programação da Semana Santa do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

sexta-feira (15)

14h40 - Novena em preparação para a Festa da Misericórdia

15h - Celebração da Cruz, seguida de procissão do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.

SÁBADO (16)

19h - Vigília da Páscoa

DOMINGO (17)

8h30 - Procissão do Encontro às 8h30 e missa na sequência

16h – Missa

18h30 - Missa

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1