Imagem ilustrativa da imagem Católicos londrinenses rezam pelo fim da guerra
| Foto: Marcos Roman - Grupo Folha
A pedido do papa Francisco, igrejas de todo o mundo celebram missas nessa quinta-feira (25) para consagrar a Ucrânia e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Em Roma, a celebração pela paz entre os dois países que estão em guerra há um mês foi agendada para às 17h (horário da Itália), na Basílica de São Pedro. Em Londrina, a rito religioso foi celebrado às 5h30, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova; e ao meio-dia, na Catedral Metropolitana.

A celebração que reuniu dezenas de católicos na Catedral foi celebrada pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz. Antes do início da Santa Missa pela Paz Mundial, ele concedeu uma entrevista à FOLHA para falar sobre a importância desse movimento religioso. “Estamos atendendo a um pedido especial do papa Francisco, que chama a atenção do mundo inteiro para o desejo de paz no mundo que é manifestado pelos católicos através do poder da oração”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Católicos londrinenses rezam pelo fim da guerra
| Foto: Terume Sakai
Dom Geremias explicou o motivo da consagração dos países em guerra ao Sagrado Coração de Maria. “Hoje (25) especialmente nós celebramos a festa da anunciação de Nossa Senhora. Portanto, é o dia em que Nossa Senhora recebeu a intervenção divina em sua vida para que o filho de Deus pudesse nascer na história da humanidade. Tanto que daqui a nove meses celebraremos o Natal, que marca o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, estamos nos unindo o mundo ao redor desse grande mistério da fé”, detalhou.

O arcebispo de Londrina afirmou ainda que as missas celebradas em todo o mundo têm como missão mostrar a importância da pacificação não somente entre os países em guerra, mas em todas as camadas da humanidade. “Nós queremos gritar pela paz, anunciar a paz, dizer sobretudo que a paz é possível quando nós deixamos de lado muitas das nossas polarizações, muitos dos nossos erros, dos nossos pecados, as brigas, ou seja, a nossa tendência para a guerra. Então trabalhamos para que a paz esteja em nosso coração e assim ela atinja também todos os povos, inclusive Rússia e Ucrânia”, concluiu.

Imagem ilustrativa da imagem Católicos londrinenses rezam pelo fim da guerra
| Foto: Terume Sakai

"Eu já pedia pelo fim da guerra nas orações que faço em casa diariamente. Quando soube dessa missa especial fiz questão de vir rezar junto com todo o mundo, quem sabe assim a gente consegue ser atendido?", afirmou o aposentado José Osmar da Silva. "O mundo está doente e carente de paz, de compreensão, de amor e de misericórdia. Somente Deus mesmo para olhar por nós. Precisamos semear a paz e o perdão pra voltarmos a ter um pouco de sossego", ressaltou a dona de casa Maria Isabel da Costa.

Leia mais: Paraná recebe grupo com 29 ucranianos que fugiram da guerra

Dentre as igrejas que aderiram ao pedido de paz feito pelo papa Francisco está o Santuário de Fátima, em Portugal. Local onde durante as aparições que ocorreram em 1917, Nossa Senhora de Fátima teria anunciado que várias nações seriam destruídas pela guerra. Desde então, a igreja católica tem realizado vários atos de consagração do Imaculado Coração de Maria.

Confira a mensagem que dom Geremias gravou especialmente para os leitores da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1