Com o avanço da variante ômicron da Covid-19 e da nova cepa H3N2 do vírus influenza, pelo menos duas cidades da RML (Região Metropolitana de Londrina) vêm registrando aumento nos atendimentos a pessoas com síndromes respiratórias. Em Cambé, somente no PA (Pronto Atendimento) 24h, 243 pessoas com esses sintomas procuraram assistência médica na quarta-feira (5). Já em Rolândia, a média diária de janeiro já está em 207 atendimentos na ala respiratória da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Oliveira. Na ala geral, são atendidas em média 233 pessoas por dia.

MÉDIA DE ATENDIMENTOS EM ROLÂNDIA

Em transmissão ao vivo no Facebook na quarta, a Prefeitura de Rolândia informou que o tempo de espera chegou a nove horas em alguns postos de saúde e anunciou o reforço nos plantões médicos para tentar suprir essa nova demanda. “Nós já estávamos organizados prevendo um possível aumento nos atendimentos nessa época do ano, mas o número mais que dobrou e não há sistema de saúde que aguente um aumento expressivo desse”, explicou Karla Ullinski, diretora de atenção básica da secretaria municipal de Saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Casos de síndrome respiratória sobrecarregam Saúde em Cambé e Rolândia
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Rolândia

A média diária de atendimentos médicos a pessoas com sintomas respiratórios passou de 105 em dezembro do ano passado para 207 nos primeiros dias úteis de janeiro. “É importante que as pessoas se cuidem e procurem os sistemas de saúde em poucas pessoas, pois até as salas de esperas estão superlotadas. Se estiver bem o suficiente, vá sozinho, mas, se precisar, vá com um número mínimo de acompanhantes”, completou Ullinski.

Há um receio que os números cresçam ainda mais nos próximos dias como reflexo dos feriados de fim de ano. “A nossa preocupação maior é quando as pessoas voltarem de férias. Vemos que poucos estão se resguardando e os casos vão acabar estourando em Rolândia”, disse o prefeito Ailton Maistro (PSL), que ainda ressaltou a importância do uso de máscaras e do distanciamento social, além de completar o ciclo vacinal.

De acordo com o último boletim epidemiológico, publicado na quarta, Rolândia tem 19 novos casos confirmados de Covid-19. Atualmente, são 55 pessoas contaminadas com a doença e em isolamento domiciliar. Três pessoas tiveram casos confirmados nova cepa H3N2 do vírus da gripe, um desses infectados permanece internado na enfermaria do Hospital São Rafael. Ainda de acordo com informações da secretaria de Saúde, a cidade segue os critérios estabelecidos pelo governo estadual, testando para gripe apenas gestantes, pacientes internados ou que vieram a óbito com suspeita de Covid-19.

LEIA TAMBÉM:

- UBS da Vila Casoni começa a atender casos de síndromes respiratórias

- Após festas de fim de ano, é hora de contabilizar contaminados por Covid

CAMBÉ REFORÇA EQUIPES MÉDICAS

Em Cambé, a prefeitura também anunciou um reforço nas equipes médicas do PA 24h. Além disso, a agenda de coleta de testes de Covid-19 foi ampliada de 35 para 100 exames diários. No boletim de quarta, foram registrados cinco novos casos na cidade. Ao todo, são 11 casos ativos, dez em isolamento domiciliar e um internado em enfermaria. Apesar do aumento no número de contaminados, a última morte em decorrência da doença foi em 6 de dezembro do ano passado.

Imagem ilustrativa da imagem Casos de síndrome respiratória sobrecarregam Saúde em Cambé e Rolândia
| Foto: iStock

“Ainda não estamos sentindo o reflexo da positividade de casos por conta do tempo de espera dos resultados dos testes de Covid-19, o que notamos foi o aumento na procura de atendimento nas unidades de saúde e o número de coleta de exames triplicou nessa semana”, elucidou Talita Maria Bengozi, secretária interina da Saúde de Cambé.

A média diária de atendimento de pessoas com sintomas respiratórios passou de 50 para 180 em uma semana. De acordo com a secretária, a tendência é que esse número aumente nos próximos dias por conta das aglomerações nas festas de ano novo. "Infelizmente, estamos vendo o resultado das medidas de afrouxamento de toda população durante as festas de fim de ano e agora vamos correr atrás do prejuízo. A vacina tem salvado vidas, mas temos que manter os cuidados básicos", comentou.

Segundo o último boletim da Sesa (Secretária de Estado da Saúde), duas novas pessoas testaram positivo para H3N2 em Cambé, chegando a quatro o número de casos confirmados. Os quatro casos são considerados leves. A vacina atual da gripe foi desenvolvida baseada nas cepas da temporada passada e não na H3N2, mas, conforme Bengozi, ainda é muito importante se vacinar para dar mais condições ao sistema imunológico de combater qualquer tipo de vírus da classe influenza.

A vacina contra a gripe está disponível para toda população acima de seis meses pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em Cambé, a imunização está sendo feita em todas UBS, das 7h às 19h, de segunda a sexta. Em Rolândia, a vacinação também está disponível em todas UBS, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Não é necessário agendamento prévio.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.