A Prefeitura do campus da UEL (Universidade Estadual de Londrina) começou nesta segunda-feira (10) o mutirão de limpeza e higienização dos espaços com vistas à retomada das aulas presenciais no dia 24 de janeiro. Para dar conta da demanda, a Prefeitura conta com uma equipe de servidores terceirizados, que deverão atuar inicialmente no horário das 8 às 18 horas. A partir do início das aulas, as equipes serão divididas em turnos (6 às 15 horas e 13 às 22 horas) para atender as especificidades dos oito Centros de Estudos, localizados no Campus Universitário – CCB, CLCH, CESA, CEFE, CECA, CTU, CCA e CCE.

Imagem ilustrativa da imagem Campus da UEL passa por limpeza e higienização
| Foto: Divulgação - UEL

O campus da UEL tem 1,5 milhão de metros quadrados de área construída, 780 laboratórios e salas de aulas práticas, de acordo com dados oficiais da Pró-reitoria de Planejamento.

Conforme o prefeito em exercício do Campus, Daniel Correia, além da limpeza dos espaços, é preciso manter a rotina de manutenção e roçagem da área verde, sem contar o trabalho constante de verificação e reparo de telhados, calhas, alvenaria, rede lógica, elétrica e hidráulica. Segundo ele, este trabalho é realizado pelos servidores de carreira da Prefeitura e seguem o fluxo normal, considerando a necessidade de deixar tudo pronto antes do retorno das aulas presenciais.

LEIA TAMBÉM:

-UEL mantém o retorno das aulas presenciais para 24 de janeiro

Ele explica que o contrato com a empresa terceirizada prevê limpeza dos espaços, além do abastecimento dos sanitários. Correia acredita que, a partir do início das aulas, com a divisão das equipes em dois turnos, será possível atender toda a demanda da comunidade universitária. Segundo ele, além do pessoal terceirizado, a PCU ainda conta com os servidores antigos do setor de zeladoria, que permanecem nos Centros e nas demais unidades. Inicialmente, os espaços serão higienizados uma vez ao dia, com a manutenção sendo feita pelos servidores da Prefeitura.

“A equipe terceirizada passará em todos os Centros diariamente para realizar a higienização. Os centros continuarão com os servidores. No caso de necessidade de retorno e de reforço da limpeza, os Centros poderão contatar a divisão de zeladoria da Diretoria de Serviços da Prefeitura”, explica.

RU, MUSEU, CEI

Outros 13 servidores deverão atuar exclusivamente no Restaurante Universitário.O prefeito em exercício explica ainda que está sendo estudado o deslocamento de equipe para atender órgãos suplementares da universidade, localizados no centro e na zona leste, como o Museu Padre Carlos Weiss, Casa de Cultura, Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos, Centro de Educação Infantil do Hospital Universitário e Centro de Ciências da Saúde (CCS), anexo ao HU.

DENGUE

Outro trabalho que está sendo realizado paralelamente nesta fase do ano é a manutenção da área externa com vistas à prevenção à dengue. A ação envolve o Grupo de Trabalho de Vigilância e Controle de Aedes na UEL e a Prefeitura do Campus Universitário, com objetivo de mobilizar a comunidade universitária para o combate efetivo ao Aedes aegypti na UEL. O GT tem a participação do professor João Zequi, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Em toda a área do Campus estão instaladas ovitrampas, armadilhas que demonstram se há presença das fêmeas do mosquito e se elas depositam os ovos. O que ocorre é que há a eliminação das larvas ali mesmo, na armadilha, impedindo a evolução para o desenvolvimento do mosquito. (Com informações da Agência UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1