Uma grande ação solidária em Londrina quer transformar o Natal de idosos que estão isolados, vivem sozinhos e enfrentam dificuldades financeiras e sociais em decorrência da pandemia da Covid-19. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de fraldas descartáveis, que serão doados para mais de 700 famílias de Londrina.

A campanha foi lançada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina e secretarias municipais do Idoso, Saúde e Assistência Social.

“Com a pandemia, muitos idosos continuam isolados, com sua renda diminuída. Alguns tiveram que acolher em suas casas familiares, como filhos e netos, e a renda que até então mantinha a qualidade de vida de um a dois idosos chega a atender hoje até oito pessoas. A Cáritas e a secretaria de Assistência Social precisam da nossa ajuda para terem mercadorias que possam garantir um fim de ano digno e com segurança para essa população”, destaca a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, Mara Solange Dellarozza.

De acordo com Dellarozza, uma lista cedida pela Assistência Social serviu de base para que a universidade, através do projeto de extensão “UEL pela Vida, contra o coronavírus”, fizesse contato com essas pessoas. Atualmente, Londrina possui cerca de 14 mil idosos que estão sentindo fortemente os impactos da pandemia.

COMUNICAÇÃO

Para conhecer a realidade dessas pessoas, um grupo formado por 160 voluntários, entre professores, estudantes e servidores técnicos administrativos da UEL, fez contato com 6.500 idosos desde o mês de maio, via telefone, e destes, cerca de 500 já relataram necessidade de apoio com mantimentos e outros bens para manutenção da qualidade de vida. O serviço de comunicação com as famílias continua em andamento.

A assistente social na Cáritas de Londrina, Soraya De Paula Garcia de Campos, fala sobre a importância de promover o acesso dessa população a alguns itens de sobrevivência. "A condição de vida desses idosos e de outros dependentes de cuidados foi muito impactada ao longo deste ano, especialmente no que diz respeito à violação de direitos. A carga de cuidados aumentou muito, houve um processo de empobrecimento, sem falar das estruturas familiares que se fragilizaram”, afirma.

Campos estima que as arrecadações irão beneficiar mais de 700 famílias, que mensalmente são assistidas com doações pelo serviço de proteção da Cáritas em conjunto com a secretaria de Assistência Social.

A logística de distribuição das doações será gerenciada pela Cáritas. “A pandemia está aumentando de novo e eles precisam se manter isolados, mas o isolamento não pode ser sinônimo de abandono. A cidade de Londrina tem nessa campanha a oportunidade de provar o quanto está ligada e trabalhando para o bem-estar da nossa população”, destaca Dellarozza.

UEL PELA VIDA

O trabalho da universidade voltado aos idosos vulneráveis de Londrina teve início em maio, dentro do projeto "UEL pela vida, contra o coronavírus". “A ideia surgiu da consciência sobre a necessidade de um maior cuidado a esse grupo em função da pandemia, já que a prioridade de isolamento é a autoproteção dessa população”, detalha Dellarozza. O projeto foi financiado com recursos da Seti (Superintendência Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) através da Fundação Araucária.

SERVIÇO: Doações podem ser encaminhadas à Cáritas, na rua Dom Bosco, 145. Mais informações pelo telefone (43) 3338-7252