Cambé - A cidade de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) teve uma queda de 55% no número de casos do novo coronavírus em julho em comparação ao mês de junho. Durante o mês passado, o município confirmou 475 casos da doença - em junho foram 1.061, apontando uma queda de 586 casos da infecção. Os dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde também apontam que o município apresentou uma queda significativa na média diária de casos. Em julho, a cidade registrou em média 21 novas infecções por dia, contra 50 no mês anterior.

Imagem ilustrativa da imagem Cambé registra queda de 55% nos casos de Covid em julho
| Foto: Sérgio Ranalli 31-07-2015

MORTES E COMORBIDADES

O número de óbitos entre o sexto e o sétimo mês do ano também apresentou queda. No mês de julho foram contabilizadas 28 mortes, já em junho foram 53, resultando em uma diminuição de 47%. Por outro lado, a proporção de óbitos de pessoas sem comorbidades aumentou: em julho foram 53%, enquanto junho apresentou apenas 39% dos óbitos de pessoas sem comorbidades. No âmbito das internações por conta da Covid-19, houve uma queda de 50 – em junho – para 42 internações – em julho.

DESATIVAÇÃO DE LEITOS

Com a diminuição, dez leitos hospitalares que eram destinados a pacientes com Covid-19 na Santa Casa de Cambé foram desativados.

Ao passo que a vacinação abrange mais pessoas, o número de casos e mortes por causa da doença diminui. Em março, por exemplo, a cidade apresentava média de dois óbitos por dia, em julho a média foi de 0,9, menos de uma morte a cada dia.

LEIA TAMBÉM:

- Londrina, Cambé e Ibiporã afirmam ser possível cumprir calendário de vacinação

VACINAÇÃO

De acordo com último levantamento da Saúde, até sexta-feira (6) pela manhã, 56.318 pessoas haviam recebido a primeira dose, sendo que 22.228 cambeenses já estão completamente imunizados – seja com as duas doses da vacina ou com a de dose única. Pelo menos 73% da população apta a receber a vacina já foi imunizada com ao menos uma dose - município conta com 77 mil pessoas com mais de 18 anos.

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) reforça que a vacina só é eficaz após as duas doses do imunizante – ou da vacina de dose única. Segundo o Insituto Butantan, a variante Delta – identificada primeiramente na Índia – já está sendo transmitida comunitariamente no país e, ainda segundo o órgão, apenas as duas doses da vacina conseguem proteger a pessoa contra essa variante.

“Os números são animadores e mostram a eficiência da vacina, mas mesmo com essa queda, precisamos seguir com as medidas preventivas. Se as pessoas não continuarem se cuidando, os números voltam a piorar e as medidas voltam a ser mais restritivas. Acredito que ninguém quer isso. Desta forma, peço novamente a colaboração de todos”, reforça o prefeito Conrado Scheller. (Com informações da Secom Cambé)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1