Imagem ilustrativa da imagem Cambé começa a vacinar pessoas com comorbidades neste sábado
| Foto: Ari Dias/AEN

Cambé - Seguindo a campanha de vacinação contra Covid-19, a Secretaria de Saúde de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) inicia neste sábado (8) a vacinação de gestantes com comorbidades. No mesmo dia, também serão vacinadas as pessoas de 55 a 59 anos também com comorbidades e que se cadastraram previamente. O cadastro realizado na UBS já garante que a pessoa está apta a receber a vacina. Não é necessário aguardar confirmação por e-mail ou SMS.

As aplicações serão por sistema de drive thru, na Rodoviária (avenida Brasil, 1.336, Vila Salomés) e no Centro da Juventude (avenida Pedro Viriato P. de Souza, 953, Jardim Castelo Branco), das 9h às 13h. É preciso levar documentos de identificação (RG e CPF) e um comprovante de residência. No caso das grávidas, também é preciso apresentar a carteira de gestante.

SEM CADASTRO E PRIMEIRA DOSE

Os moradores de 50 a 59 anos, com alguma comorbidade e ainda não se cadastraram, ou pessoas com 60 anos ou mais que não tomaram a primeira dose nos dias estipulados precisam se dirigir a uma das seguintes unidades básicas de Saúde: Ana Rosa, Centro de Saúde, Cristal, Cambé II, Guarani, Novo Bandeirantes, São Paulo, Santo Amaro e Silvino, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 19h. Para este grupo, o dia de vacinação será divulgado no site e redes sociais da Prefeitura.

“Pedimos às pessoas que se enquadram nestes requisitos que façam o cadastramento. Precisamos saber quantas pessoas são para podermos planejar a vacinação de forma mais eficiente e ágil”, ressaltou Simone Lopes, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cambé.

LISTA

Podem se cadastrar pessoas com alguma das seguintes comorbidades: diabetes; doença pulmonar obstrutiva crônica; fibrose pulmonar; asma grave; pneumococonioses; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; hipertensão descompensada com uso de anti-hipertensivo; insuficiência cardíaca; hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; aneurisma; dissecções; hematomas da aorta ou outros grandes vasos; arritmias com importância clínica e/ou cardiopatia associada; cardiopatias congênitas em adultos; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; doença renal crônica estágio 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida (IMC maior que 40); síndrome de down e cirrose hepática.

É necessário levar o CPF e o RG, comprovante de residência – deve ser morador de Cambé – dos últimos 60 dias, receita médica ou atestado médico que comprove alguma das comorbidades – dos últimos seis meses. A Secretaria de Saúde ainda ressalta que o cadastro pode ser feito pela própria pessoa ou por outra, desde que apresente todos os documentos. (Com informações da Secom/Cambé)

LEIA TAMBÉM:

- Entenda as doenças do coração na lista de comorbidades para vacinação

- Pacientes renais crônicos falam em esperança e alegria após serem vacinados

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1