Moradora da zona norte, Angélica Pereira faz hemodiálise há mais de cinco anos
Moradora da zona norte, Angélica Pereira faz hemodiálise há mais de cinco anos | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Desde o início da pandemia de coronavírus, a pensionista Angélica Pereira, 31, tem redobrado os cuidados. Diabética, faz parte do grupo de risco da doença. Nesta sexta-feira (7), a moradora da zona norte de Londrina começou e ver uma luz para superar a Covid-19. Ela foi vacinada contra a doença. “Nasce um fio de esperança para que possamos vencer a pandemia”, destacou. “Faço diálise há cinco anos e meio. Descobri que tenho diabetes há 21 anos e tive complicações por conta do uso de um remédio”, contou.

Angélica faz hemodiálise diariamente numa clínica localizada na avenida Duque de Caxias, região sul, e integra as cerca de 350 pessoas com doença renal crônica que estão sendo imunizadas na cidade entre esta sexta e sábado (8), abrindo uma nova etapa da vacinação anti-Covid. Estes pacientes em tratamento vão receber a dose da Astrazeneca/Oxford nas próprias clínicas. A prefeitura calcula que sejam aproximadamente 750 indivíduos que passam por diálise no município, no entanto, uma parte já foi vacinada anteriormente por ser enquadrar na faixa etária da terceira idade.

Se deslocando três vezes por semana para o procedimento no qual a máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que o rim doente não consegue, Eli Pereira comemorou após receber a primeira dose da vacina, fazendo questão de ostentar o cartão de vacinação. “É muita alegria, tudo de bom. Isso é vida. Bobo de quem não quer tomar a vacina”, comentou.

Além das pessoas em tratamento de renal crônico, Londrina está imunizando outros perfis classificados com comorbidades: grávidas e puérperas - com doença pré-existente -, moradores com Síndrome de Down e pacientes com comorbidades entre 55 e 59 anos. Dentre os cadastros prévios, 542 já foram validados e liberados para agendar a vacinação em uma das sete unidades exclusivas.

LEIA MAIS: Entenda as doenças do coração na lista de comorbidades para vacinação

“É a primeira fase da vacinação das pessoas com comorbidades, seguindo os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. As pessoas em hemodiálise estão recebendo a dose independentemente da idade, desde que tenha de 18 a 59 anos”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde. Podem se cadastrar pacientes com diabetes, hipertensão arterial, doença cerebrovascular, portadores de prótese valvares, obesidade mórbida, imunossuprimidos, doença pulmonar grave e cirrose hepática.

Indivíduos com comorbidade, que não estejam em tratamento em UBS (Unidades Básicas de Saúde), precisam fazer a inscrição no site da prefeitura (londrina.pr.gov.br) e, na sequência, entregar o atestado médico preenchido, cópias de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência em alguma escola municipal, que fará o encaminhamento à secretaria municipal de Saúde para análise.

BALANÇO

De acordo com Machado, a pasta tem registrado no banco de dados mais de 20 mil pessoas com doenças pré-existentes, o que está sendo atualizado. “Mais de 95% dos envelopes entregues e que avaliamos (até agora) estavam completos de toda a documentação exigida, o que facilitou o trabalho da equipe. Nesta sexta vamos atualizar os cadastros das UBS e fazer uma nova liberação (para agendamento)”, detalhou.

O secretário estima que 95% dos idosos com 60 anos ou mais, aptos a serem vacinados e que fizeram o cadastro on-line, já receberam, pelo menos, uma dose do imunizante. Até a noite de quinta-feira (6) já tinham sido vacinados, em primeira dose, 118.597 londrinenses.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.