Especialista aconselha ao tutor que gatos e cachorros precisam comer cada um no seu pote e consumirem a  ração indicada para a espécie
Especialista aconselha ao tutor que gatos e cachorros precisam comer cada um no seu pote e consumirem a ração indicada para a espécie | Foto: iStock

Muitos lares têm cachorros e gatos convivendo no mesmo ambiente. Com uma boa convivência eles partilham brinquedos, o espaço de dormir e a atenção dos tutores. Mas e a ração? Será que os animais podem compartilhar? A médica veterinária Emylli R. Machado explica que cães não podem comer ração de gato e vice-versa. "Considerando como uma refeição diária, as rações de gato, geralmente, são mais gostosas por terem mais gorduras e proteínas. Então os cachorros adoram ração de gato. Comer um ou dois grãos, ou apenas uma lambida, não tem tanto problema. Mas pode causar vômito e diarreia, porque os organismos são diferentes", ensina.

Já o gato quando come a ração do cachorro, um ou dois grãos, não precisa correr ao veterinário. Mas, de acordo com a veterinária, é recomendado esperar e observar para ver se vai ter algum sintoma. "Pode acontecer de ter uma sensibilidade urinária, formar cristais na urina", apresenta.

Machado adverte que há diferenças nutricionais nas rações para gatos e para cachorros. "Por exemplo, os cães são considerados onívoros, eles conseguem aproveitar tanto carne e proteína, como verduras, legumes e vegetais. Já os gatos são exclusivamente carnívoros. Por isso, a dieta do gato precisa ter mais proteína e mais gordura", esclarece.

Ela destaca também a importância de adequar a alimentação de acordo com a idade do pet e a existência de patologias, como problemas urinários, de pele, entre outros.Em casos de refeição rotineira não adequada à espécie, existe uma falta de nutrientes e podem ocorrer patologias. Por exemplo, “cálculos na bexiga de gatos, vômitos em cachorros, diarreia em ambos. Então cada animal com a sua refeição”, comenta a veterinária.

Na hora da refeição, a especialista aconselha ao tutor que cada um precisa comer no seu pote e cada um comer a sua ração. “Coloque a ração, espere eles se alimentarem e guarde o que sobrar. Se você deixar a vontade, virar as costas e ir embora, é óbvio que o cachorro vai comer a ração do gato, porque é mais gostosa. Por isso, o melhor é separar, pode ser no mesmo ambiente, mas tem que ter supervisão."

Em relação aos felinos, a veterinária dá a dica de colocar a ração em lugares mais altos, pois eles gostam de lugares elevados. Desta forma, é possível evitar que os cães tenham acesso. E a dica para os tutores de cães é sobre sempre guardar a ração que sobra. "O ideal é retirar porque quando fica exposta pode ocorrer alterações na composição e até desenvolver uma intoxicação alimentar. Nunca é bom deixar o alimento à vontade. Inclusive, tem que dar a quantidade adequada que vem no rótulo da embalagem", ensina.

Além dos cães e gatos não poderem comer as rações uns dos outros, a veterinária alerta que os pets também não devem comer as refeições dos humanos. “Se for para introduzir uma alimentação natural no animal, se você quer retirar a ração, há vários nutricionistas que vão orientar as quantidades e quais alimentos devem ser dados, mas nunca é bom oferecer o nosso prato do dia a dia para os animais", alerta.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia, editora on-line